O que é Capelania? E o que faz um capelão?

O-que-é-Capelania-1-768x298 O que é Capelania?

A Capelania é uma atividade reconhecida por lei e garante aos ministros capelães o serviço voluntário de atendimento que visa diminuir o sofrimento e promover o evangelho da Salvação, através da Palavra de Deus.

A Capelania é considerada uma das áreas do evangelismo, onde um pastor, evangelista, um obreiro ou até mesmo um membro de uma igreja pode atuar livremente em hospitais, escolas, creches, orfanatos, prisões e outros.

Quando se fala sobre “Capelania”, para a grande maioria das pessoas é referir-se ao trabalho assistencial e espiritual dos enfermos que estão hospitalizados. Mas osse Ministério é muito mais profundo e amplo do que o trabalho feito pelos capelães nos hospitais, assim como veremos logo abaixo.

O Ministério da Capelania está muito interligado com o lado espiritual de cada ser humano. Cada dia que se passa, a Ciência se inclina perante a importância da espiritualidade na vida de cada ser humano. Muitos profissionais da saúde entendem que a espiritualidade é um grande condutor no processo da recuperação dos enfermos que se encontram hospitalizados.

Estudos científicos concordam em dizer que, o interesse pela “espiritualidade” no campo da saúde nunca esteve tão presente como nos dias de hoje. As crenças e as práticas espirituais religiosas demonstraram nesses últimos tempos que, há uma notória melhora nas mais diversas situações dos enfermos quando essas estão conectados com a sua religião.

Veremos a seguir, mais profundamente sobre o que é Capelania, qual a sua importância, e suas divisões, como por exemplo, hospitalar, prisional, escolar e etc…

O que iremos ver neste artigo

Iremos abordar os principais ministério que existem, que são:

  • Hospitalar
  • Infantil
  • Hospitalar infantil
  • Prisional
  • Militar
  • Escolar
  • Social
  • Assistencial
  • Familiar
  • Urbana
  • Esportiva
  • Empresarial
  • Evangélica

Capelania Significado

1. Cargo de Capelão (Um ministro, pastor, obreiro, ou algum representante de uma igreja local que tem como objetivo principal levar conforto espiritual e aconselhamento em instituições como, hospitais, escolas, presídios, faculdades e outros).

Dentro de um contexto geral, o significado de “Capelania” é; “um ato de dar assistência de caráter espiritual aos necessitados ou para aqueles que desejam ajuda”. Esse serviço tem como objetivo proporcionar ao ser humano, oportunidades de uma formação integral dentro dos princípios cristãos, que são fundamentados na Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

O objetivo principal desse serviço é, servir ao necessitado suprindo suas dificuldades, carências, desafetos e até mesmo abandono social.

A Capelania também é um ministério onde o capelão desenvolve e aplica os valores e princípios éticos do Cristão. Oferece assistência espiritual, emocional e social para os pacientes e também aos seus familiares.  Uma maneira de conectar a igreja às necessidades das pessoas, onde quer que elas estejam.

Tipos de Capelania

Várias áreas podemos encontrar dentro do Ministério de Capelania. Capelania hospitalar, prisional, militar, escolar, infantil, social, assistencial, familiar, institucional, urbana. Vejamos algumas delas a seguir.

Capelania hospitalar

Capelania-hospitalar-768x298 O que é Capelania?

O Ministério de Capelania Hospitalar oferece assistência tanto emocional como espiritual. Essa assistência é diária e voluntária aos enfermos hospitalizados. Prestar assistência espiritual e emocional aos enfermos, com ênfase no amparo social aos seus familiares carentes.

Sabendo que nos hospitais é onde normalmente as pessoas se encontram com mais carência de uma palavra de ânimo e consolo, esse ministério proporciona essa falta, com a ministração da Palavra de Deus, amor e oração.

Capelania infantil

A Capelania Infantil é um serviço voluntário ministerial de atendimento emocional, espiritual e psicológico aos pequeninos.

O ministério da Capelania infantil tem como objetivo preparar voluntários para que eles sejam capazes de levar amor, respeito, conforto e esperança para as crianças e aos familiares.  Levar paz e alegria de espírito aos pequeninos.

A tarefa do ministro capelão não é um trabalho fácil. É preciso ter muita criatividade, saber histórias da Bíblia, cânticos didáticos. Muitos dos capelães com foco nesse ministérios são capazes de até fazer shows com bonecos de fantoche, shows de palhaços e muitas outras coisas que são muito atrativas aos olhares infantis.

Curso de Capelania

*Imagem meramente ilustrativa

Programa do Curso

  • Teoria e Prática da Capelania
  • Aconselhamento Pastoral
  • Regulamentação da profissão
  • Capelania Hospitalar
  • Capelania Escolar
  • Capelania Carcerária
  • Capelania Militar
  • ESCREVA MAIS AQUI

Capelania hospitalar infantil

Os Objetivos da Capelania hospitalar infantil são:

  • Tirar o foco do tratamento que a criança está passando;
  • Minimizar o sofrimento da criança hospitalizada;
  • Oferecer conforto físico, espiritual e psicológico;
  • Anunciar as Boas novas da Salvação (Jesus Cristo);

Capelania prisional

O perfil do Capelão prisional é considerado um pouco diferente dos demais. O capelão com foco na Capelania prisional precisa:

  • Ser cheio do Espírito Santo
  • Amável
  • Comprometido com a obra
  • Ser constante em oração

Nesse ministério, a missão principal é, “levar a Palavra de Deus que liberta aos que estão presos, ou seja, naquele lugar, onde muitos consideram ser o final de um homem impiedoso, ali Deus pode alcançar a alma que é considerada perdida.

O capelão prisional pode atender tanto aos detentos da prisão como também os seus familiares, os agentes e os funcionários da prisão.

Capelania militar

Capelania-Militar O que é Capelania?

Capelania Militar é o ministério realizado nas forças Militares Estaduais e nas Forças Armadas.

Esse ministério nas forças armadas é também conhecida como “Capelania Castrense”. O Capelão militar é um ministro religioso designado a prestar assistência religiosa espiritual aos militares do exército, marinha ou aeronáutica. Vemos também esse serviço sendo feito às Polícias Militares e também aos Corpos de Bombeiros.

O primeiro Capelão Militar do Exército Brasileiro cristão foi o Pastor João Filson Sorem. João Filson Sorem foi um pastor Batista, era músico, teólogo e professor. O Pastor João Filson foi honrado com mais de 10 condecorações militares, e um de seus maiores feitos foi uma batalha de monte castelo, quando nenhum oficial quis ir para reconhecer o locar e recolher corpos dos brasileiros que ali estavam.

Capelania escolar

A Capelania escolar é um serviço ministerial de apoio espiritual, esse serviço é centrado nos princípios da Palavra de Deus, a Bíblia. Esse ministério é comprometido com a formação do ser humano e no resgate de valores éticos cristãos.

Esse braço da Capelania é voltado para a ação pastoral nas escolas e nas instituições de ensino como por exemplo; ensino fundamental, médio, infantil, creches e universidades.

As ações mais comuns nesse Ministério são:

  • Cultos com os alunos;
  • Aconselhamento pastoral;
  • Aulas de ensino religioso e educação cristã;
  • Distribuição de literatura confessional;
  • Palestras de assuntos relevantes com orientação bíblica envolvendo alunos, pais e professores;
  • Incentivo e acompanhamento de grupos de oração e devocionais de alunos e de funcionários.
  • Assistência social

Capelania social

A Capelania Social é o serviço realizado no meio da sociedade, e o seu objetivo é ajudar as pessoas que de alguma forma estão excluídas da sociedade.

A ação social sempre está associada à apresentação do Evangelho de Jesus Cristo, mostrando o amor e cuidado de Deus às pessoas, suprindo as necessidades daqueles que precisam.

Capelania assistencial

A Capelania Assistencial tem como missão, estar a serviço daqueles que são excluídos da sociedade, assim como ao Social. O Capelão participa da construção solidária da cidadania e prioriza o desenvolvimento humano, da educação e da proteção daqueles que precisam.

Capelania familiar

A família sempre foi e sempre será a base de uma sociedade.  A Capelania Familiar é um ministério que oferece apoio as famílias. O capelão dá apoio assistencial e ensino Bíblico para toda família, ajudando-os a resolver conflitos que possam surgir tanto na vida conjugal como familiar.

Capelania urbana

A Capelania urbana tem algumas características diferentes dos outros ministérios que falamos até agora. Neste serviço, o Capelão precisa ter algumas habilidades como por exemplo, improvisação, isso pelo fato de o Capelão se encontrar nas ruas e não em um ambiente fechado como normalmente é.

Um mercado, um shopping ou até mesmo um ponto de ônibus pode se tornar o local perfeito para que o capelão ministre a palavra de Deus e a Salvação em Jesus Cristo.

Capelania esportiva

Os Objetivos da Capelania Esportiva são:

  • Preparar o Capelão para que ele conheça como funciona o meio esportivo, a sua linguagem, a sua postura e como evangelizar neste meio.
  • Como procurar a direção de qualquer clube para apresentar sua credencial. Mostrar sua capacidade, suas motivações, e oferecer os seus serviços para os atletas.

Capelania empresarial

A Capelania empresarial é pouco conhecida e menos ainda é colocada em prática nas empresas que os seus fundadores são cristãos.
Muitos dos problemas que se encontram nas empresas são de origem espiritual e podem ser resolvidos através de pessoas preparadas para estes momentos.
O capelão empresarial usa a Palavra de Deus para trazer os valores espirituais e princípios éticos cristãos para a solução de algum problema que venha a surgir na empresa onde trabalha.

Capelania evangélica

A Capelania evangélica é um projeto assistencial que é prestado por ministro religioso, podendo ser ele um, pastor, pastora, presbítero, diácono, diaconisa, ou até mesmo um membro de alguma denominação evangélica.

Esse ministério tem como missão, colaborar com a formação do ser humano. Ela é responsável pela transmissão dos cuidados pastorais de pessoas que se encontram em crises. Esse serviço é uma das ferramentas que se usa para ministrar o Evangelho de Cristo. Esse ministério é um trabalho de assistencialismo espiritual, e é prevista e também garantida pela Constituição Federal de 1988, e está sob a Lei 6.923 Artigo 5º Inciso VII.

A Capelania Evangélica é um dos cursos mais procurados pelas Lideranças Evangélicas, tanto no Brasil, como no Mundo.

O que é um Capelão?

Capelão é um ministro religioso que é autorizado pela sua Igreja local a prestar assistência religiosa e espiritual. O capelão também pode realizar cultos em comunidades, hospitais, colégios, presídios, corporações militares e outros.

Capelão

O Capelão exerce várias funções, como:

  • Ouvir e aconselhar as pessoas;
  • Pregar a palavra de Deus;
  • Contatar as igrejas que necessitam desse trabalho ministerial;
  • Se reunir com outros capelães e ajuda-los com suas dificuldades;
  • Implementar o ministério em outras Igrejas e comunidades;
  • Promover estudos para a necessidade de cada público alvo encontrado;

História da Capelania

A palavra “Capelania”, vem de “cappella”. Na língua latina esse termo surgiu por volta do 7º século depois de Cristo.

Diz a lenda que, foi designado um oratório (capela) onde seria guardada a capa de São Martinho para ser venerada, isso porque no inverno de 338 Martinho teria partido seu manto (cappa) e dado a um homem que morava na rua.

 Esse manto foi preservado e guardado em um oratório, que passou a ser chamado de cappella.

Algum tempo depois o termo “Cappella” foi sendo usado para indicar qualquer oratório e o sacerdote que era encarregado de algum oratório passou a ser chamado de “cappellanu” (capelão). No século XIV (quatorze) a palavra “cappella” passou a significar “pequenos templos”.

Principais dúvidas sobre "Capelania" !

Estas são as principais perguntas feitas sobre Capelania. Talvez algumas delas já tenham sidas respondidas, ainda assim listaremos a seguir as principais perguntas para melhor compreensão.

O que é um capelão evangélico?

O capelão evangélico é um ministro autorizado a prestar assistência espiritual e emocional e a realizar cultos em colégios, hospitais, comunidades religiosas, em presídios ou corporações militares.

O que é Capelania hospitalar evangélica?

A Capelania hospitalar evangélica tem como missão a capacita os capelães para visitação em hospitais.

Esse ministro tem a autorização para dar atendimento aos pacientes que se encontram em casas de repouso, domicílio e em hospitais.

Ouvir, e aconselhar com base nas Escrituras Sagradas são as ferramentas mais usadas nesse ministério.

O que é capelão?

Capelão é basicamente um representante de uma Igreja, podendo ser ele certificado ou não.
O Capelão ajuda pessoas que precisam de ajuda tanto espiritual quanto emocional.

O que é Capelania social?

A Capelania social é realizada no meio da sociedade. O Capelão social ajuda e dá atenção às pessoas que são excluídas da sociedade por qualquer motivo que seja.

O que é Capelania escolar?

A Capelania escolar basicamente é exercida dentro das escolas e universidades. Ela tem por objetivo trazer os princípios éticos da Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

O que é Capelania militar?

A Capelania militar tem como objetivo dar assistência espiritual e emocional aos militares, seja eles da Marinha, do Exército ou da Aeronáutica.

O que é Capelania prisional?

O objetivo principal da Capelania prisional é, levar a Palavra de Deus para aqueles que se encontram encarcerados.

O que é Capelania hospitalar?

Capelania hospitalar presta assistência diárias e voluntária aos enfermos hospitalizados. Essa Assistência pode ser tanto espiritual quanto emocional.

O capelão hospitalar proporciona muitas vezes a falta da palavra de Deus que vem normalmente pela pregação que é feita nas Igrejas pelos seus pastores.

iTEO – Instituto da Teologia

COMPARTILHE ESSE ARTIGO
COM SEUS AMIGOS

Palavra anterior

Fechar Menu