Dicionário Bíblico

O que Significa Aba Pai?

O-que-significa-Aba-Pai-​ Aba Pai

Aba Pai tem o mesmo sentido de “papai” em português, uma forma de linguagem infantil, uma expressão carinhosa de um filho chamar pelo seu pai. É muito natural ver crianças em Israel chamando seus pais de “aba” (pai).

 A primeira letra que constrói a palavra “pai” em Hebraico é “Alef (א)”. Ela é a primeira letra do alfabeto hebraico e possui alguns significados muito importantes que precisamos conhecer.

Aba Pai Significado

Conforme os evangelhos, as expressões “Aba pai” representam o mesmo sentido, mas são expressas em línguas diferentes. 

Jesus Cristo foi a primeira Pessoa que utilizou o termo “Aba Pai” no Getsêmani. Pouco tempo antes de Jesus ser traído por Judas Iscariotes, se prostrou e orou a Deus e dizendo: “Aba, Pai, tudo te é possível. Afasta de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, mas sim o que tu queres” (Marcos 14:36).

Aba Pai na Bíblia

Aba significa pai em hebraico (אָב/אב). Essa era a pronuncia usada no hebraico falado no tempo do Novo Testamento para se referir a “pai e filho”, mas no Antigo Testamento era somente “Ab”. No Antigo Testamento essa palavra não se restringia somente a “pai” em relação ao “filho”. Vemos Eliseu usando a palavra “ab” quando se referiu a Elias (II Reis 2:12; 5:13; 6:21), e em Jó 38:28 Deus pergunta: “A chuva por ventura tem pai (Ab)”?

As duas palavras tanto em hebraico como em grego, possuem o mesmo sentido. Teólogos acreditam que elas tenham sido colocadas juntas intencionalmente para que, tanto os Judeus quanto os gentios pudessem dizer “Pai” cada um em sua própria língua.

Por causa do acontecimento que ocorreu com Jesus no Getsêmani (Marcos 14:36), essa palavra se tornou uma das mais conhecidas no “mundo cristão”.

A expressão Aba Pai aparece 3(três) vezes no Novo Testamento, Marcos, Romanos e Gálatas.

Aba Pai em Hebraico​

No Antigo Testamento (escrito em Hebraico), a palavra ´ab poderia também indicar qualquer homem que ocupasse um cargo, esta pessoa recebia reconhecimento tal como ao do “pai (aba)” no Novo Testamento e nos dias atuais. Alguns exemplos do uso da terminologia ´ab no Antigo Testamento: 2 Reis 2:12,  Isaias 22:21 e Gênesis 45:8.

Tradução de "ab"

A letra “Alef (א)” sozinha significa:

  1. Valor numérico: 1(um)
  2. Primeiro (dia da semana).
  3. “O primeiro”.
  4. Pai, “Liderança “ou “líder”, ancestral, chefe, criador (אָב/אב).

Trazendo esse conhecimento para a expressão “Aba Pai” temos Pai como “um líder de Família”. O termo indica principalmente “aquele que gera”, alguém que os conduzirá para o melhor caminho, aquele que vai à frente para receber e combater os desafios que possam surgir.

Letra Bet (ב)

A segunda letra que constrói a palavra “pai” em Hebraico é “Bet (ב)”.

A letra “Bet (ב)” sozinha significa:

  1. Valor numérico: 2
  2. Primeiro (dia da semana).
  3. “O Segundo”.

A letra Bet (ב) é a letra da “casa”, a letra da “Família”. O primeiro versículo da Bíblia (Gênesis) começa com a letra “Bet (ב)”.

Mestres e doutores defendem  que Deus, propositadamente iniciou as Escrituras Sagradas com a letra “Bet”, isso porque “Bet” significa “família” e família é um projeto de Deus, e o pai (Junção das letras Alef (א) e Bet (ב)) vive em prol da “Família”, protegendo e ensinando.

Onde está escrito Aba Pai na Bíblia?

Alguns versículos onde se encontram o Nome “Aba“.

E dizia: “Aba, Pai, tudo te é possível. Afasta de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, mas sim o que tu queres”. (Marcos 14.36)

Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: “Aba, Pai”. (Romanos 8.15)

E, porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho aos seus corações, o qual clama: “Aba, Pai”. (Galátas 4.6) 

Palavra anterior

Palavra anterior

iTEO – Instituto da Teologia

Fechar Menu