Dicionário Bíblico

O que significa Abdeel na Bíblia?

O-que-significa-Abdeel-na-Bíblia​ Abdeel

O Nome Abdeel (Adbeel) em Hebraico é Àbd ê’el (עבדאל) e significa “Servo de Deus”. O nome Abdeel consiste em duas partes. A parte final é אל ( El ). A abreviação (El) é muito comum para o uso do nome “Elohim”, palavra em hebraico que significa Deus. Abdeel também significa:

  1. Escravo de Deus
  2. Desejado por Deus
  3. Disciplinado por Deus

Significado de Abdeel

No Hebraico Abdeel significa “disciplinado por Deus”, “Servo de Deus”. Essa palavra vem do árabe e significa “milagre de Deus”. Ele foi o terceiro filho de Ismael, neto de Abraão e Hagar, a escrava egípcia.

Abdeel foi pai de Selemias (Jeremias 36:26) que serviu ao Rei Jeoaquim. Jerameel, filho do rei Jeoaquim, Selemias, filho de Abdeel e Seraías, filho de Azriel foram ordenados pelo próprio rei a prender Jeremias, o profeta de Deus.

Abdeel também foi o nome de uma tribo descendente de Ismael.

O termo também é encontrado na Bíblia como “Adbeel”. Escrito de forma alterada, mas com o mesmo significado.

É encontrado nos registros assírios que os descendentes de  Abdeel eram chamados Idibi ilu, uma tribo de beduínos arameus.

Abdeel na Bíblia

O nome Abdeel ou “Adbeel ocorre 3 vezes na Bíblia.
3 vezes – Velho Testamento: Gênesis, Jeremias e 1 Crônicas.

Veja as citações sobre Abdeel:

São estes os nomes dos filhos de Ismael, alistados por ordem de nascimento: Nebaiote, o filho mais velho de Ismael, Quedar, Adbeel, Mibsão… (Gênesis 25:13)

Foram estes os seus descendentes: Nebaiote, o filho mais velho de Ismael, Quedar, Adbeel, Mibsão… (1 Crônicas 1:29)

Em vez disso, o rei ordenou a Jerameel, filho do rei, Seraías, filho de Azriel, e Selemias, filho de Abdeel, que prendessem o escriba Baruque e o profeta Jeremias. Mas o Senhor os tinha escondido. (Jeremias 36:26).

 

Palavra anterior

Palavra anterior

iTEO – Instituto da Teologia

Fechar Menu