Significado de Abedenego

Quem-foi-e-o-que-significa-Abedenego-na-Bíblia Abedenego

 Abedenego (Abede-nego) em Hebraico é Àbed N êgow. A forma escrita é עבד נגו e significa:

  • Servo de Nebo (ou Nego) “Um deus da Babilônia”.

Abedenego

Abedenego (Abede-Nego) foi o nome dado a Azarias pelo chefe dos eunucos (Daniel 1:7). Abedenego, (Azarias) foi um dos 3 jovens  companheiros de Daniel levados cativos por Nabucodonosor, rei de Babilônia em meados de 617 A.C., ou seja, foram levados como prisioneiros pelas forças Babilônicas. O nome Azarias significava “Jeová ajudou”.

Alguns teólogos peritos em nomes Bíblicos, sugerem que a escrita Nego (nebo) significa “um deus babilônico” e que foi escrito de forma diferente para não ofender Azarias que era fiel ao Senhor. Nego também pode significar um “deus sol, ou um deus estrela”. Azarias era de família nobre, podendo até ser de uma família real.

Abedenego, assim como Daniel, Sadraque e Mesaque foram levados para fazerem parte da corte real de Nabucodonosor. Eles serviriam ao próprio rei depois de passarem por um treinamento que levaria 3 anos. A parte do treinamento envolvia também a saúde do corpo, ou seja, eles teriam que se alimentar da comida e da bebida do próprio rei, que era considerada muito boa, porém, os jovens cativos entendiam que o alimento do rei era impuro pelas leis do Senhor.

Eles se recusaram a comer das iguarias do rei. Daniel pediu ao chefe dos oficiais permissão para comerem apenas vegetais e água, e se caso o Deus de Daniel, Abedenego, Sadraque e Mesaque não fizesse deles mais saudáveis do que outros jovens que eram da mesma idade que eles, o rei poderia pedir a cabeça do próprio Daniel em uma “bandeja”. Eles concordaram e fizeram uma experiência de 10 dias, e não foi encontrado no meio daquele povo, pessoas mais saudáveis, inteligentes e sábios do que Abedenego, Daniel, Sadraque e Mesaque.

Onde está escrito Abedenego na Bíblia?

Nos versículos 6 e 7 de 1 Daniel, vemos as nomeações dos nomes de Hananias, Misael e Azarias. Hananias passou a se chamar “Sadraque”, Misael foi chamado de “Mesaque” e o novo nome de Azarias  foi “Abedenego”.

Aspenaz era o nome do Eunuco que mudou o nome dos amigos de Daniel. Aspenaz era chefe dos oficiais da corte (Daniel 1:3).

Após as nomeações de Sadraque, Mesaque e Abedenego, o nome de Daniel também mudado, passou a se chamar Beltessazar.

Esse novo nome significava que, eles seriam súditos babilônicos e que a partir daquele momento eles seriam servos dos deuses babilônicos, e não mais servos de Yahweh (Deus). Eles seriam idolatrados na seita babilônica para melhor servir ao povo da Babilônia.

 

COMENTÁRIOS SOBRE ABEDENEGO

Comentário de F.PFEIFFER

Nome babilônico de Azarias, Abedenego foi um dos companheiros de Daniel no exílio (Daniel 1.1-7). Seu nome significa “servo de Nebo” foi lhe dado esse nome após ser capturado. Como Nebo era o principal deus da Babilônia, acredita-se que mudaram seu nome para não honrar o Deus dos Hebreus.

Abedenego estava entre os hebreus que foram levados cativos para a Babilônia por Nabucodonosor no ano 605 a.C. (Daniel 1.1). Ele e seus conterrâneos se recusaram a comer “alimento impuro”, enquanto aprendia a cultura dos caldeus na corte do rei.

A fama de Abedenego e seus companheiros vieram com a recusa de negar seu Deus sob a ameça de morte pelo fogo (Daniel 3.12-18).

 

Comentário de D. DAVIS

AbedenegoServo de Nego.

Nome que o eunuco-mor de Nabucodonosor, rei de Babilônia, deu a Azarias, um dos três fieis

judeus, salvos milagrosamente da fornalha ardente (Daniel 1.7; 1).

Palavra anterior

Palavra anterior

iTEO – Instituto da Teologia

Fechar Menu