Entenda o significado de Abel-Bete-Maacá na Bíblia

O-que-significa-Abel-Bete-Maacá-na-Bíblia-750x291 Abel-Bete-Maacá

Abel-Bete-Maacá em Hebraico é ’Abel hash-Shittiym e sua forma escrita é  אבלה בית המעכה. Significado de Abel-Bete-Maacá:

  • Prado (Campo) da Casa da opressão
  • Prado (Campo) de acácias
  • Prado (campo) das águas, ou campina das águas
  • Lugar nas planícies de Moabe
  • Curso de Água da Casa de Maacá

O significado de Abel-Bete-Maacá é “prado da casa da opressão”. Era uma cidade israelita fortificada da tribo Naftali, ao norte da Palestina. Hoje esta cidade é conhecida como Abi-el-Qamh. A cidade de Abel-Bete ficava ao norte de Israel, localizada a 7 km ao oeste-noroeste de Dan.

Foi neste lugar que Seba, filho de Bicri, fugiu quando a sua revolta contra Davi fracassou (2 Samuel 20:13-18)

A cidade de Abel-Abete-Maacá comandava a ligação de uma das mais importantes rotas comerciais que unia o Mediterrâneo a Damasco e uma outra rota que vinha do Norte, a partir de Hazor. A cidade também foi conhecida por dar bons conselhos a quem pedia (2 Samuel 20:18).

Abel-Bete-Maacá também é conhecida como Abel-Main ou Abe-Naim, pois muitos teólogos afirmam que o trecho de 2 crônicas 16:4 e 1 Reis 15:20 são os mesmos. Em 2 crônicas 16:4 a cidade é chamada de Abel-Maim e em 1 Reis 15:20 é chamada de Abel-Bete-Maacá.

Não há como esclarecer o porquê da diferença, alguns dizem que é um “‘antigo equívoco”, seja da parte do cronista, seja de algum copista posterior.

Sobre a rebelião de Seba

Seba era considerado um homem mau, ímpio, maldoso e perigoso. Seba era um homem da tribo do Norte.

Seba rejeito Davi como rei e promoveu uma revolta contra o seu governo que ganhou o apoio de muitos, apesar do seu fracasso em pouco tempo. Todos os homens de Israel apoiaram a revolta de Seba fazendo com que Davi temesse um motim ainda maior, que possivelmente envolveria as tribos do Norte.

Todos de Israel que apoiaram a revolta de Seba contra Davi, voltaram para suas casas e abandonaram a causa de Davi. Mas a tribo de Judá permaneceu.

Seba percebe que a revolta armada contra Davi retornará contra ele mesmo. Com medo de perder a sua vida ele foge. Davi sabendo de seus planos envia homens de sua confiança para capturar Seba. Amassa foi o homem escolhido para liderar as forças do exercido de Davi, mas logo Joabe, homem que matou Absalão, filho de Davi, assassina Amassa e toma para si a liderança do exército de Davi  para prosseguir a “caçada” de Seba.

A mulher sábia de Abel-Bete-Maacá

Naquela cidade havia uma mulher de grande sabedoria e uma influência extraordinária. Não se sabe se ela era uma juíza da cidade ou se fazia parte de algum conselho, mas o que sabemos é, seu poder de persuasão com os habitantes de Abel-Bete-Maacá era surpreendente.

Para que o ataque contra a sua cidade fosse interrompido, esta mulher se aproximou até a beira da muralha e gritou para que todos ouvissem o seu conselho.

Ela disse: “Ouçam”, digam a Joabe que venha até mim, para que eu fale com ele. Depois de obter a atenção de Joabe disse: “ Nós desta cidade, somos pacíficos e fiéis a Israel e nossa cidade é considerada mãe em Israel, porque o Senhor deseja destruir a Herança do Senhor? ”, e Joabe responde: “Longe de mim uma coisa dessas! Não desejamos arruinar e destruir a cidade, mas queremos o homem chamado Seba, pois ele se rebelou contra nosso rei Davi!”.

A mulher de Abel-Bete-Maacá, tinha a solução para tal problema, disse que o povo da cidade cortaria a cabeça de Seba e lançaria por cima dos muros. Joabe concorda com tal recomendação. Agora precisava convencer os habitantes que ali moravam que este era um bom conselho. Todos concordaram com a proposta daquela mulher e todos como um só homem, agarraram Seba e o executaram, cortaram a sua cabeça e jogaram por cima dos muros da cidade. Ao ver a cabeça de Seba cair no chão, Joabe soube que a batalha tinha terminado. Não havia motivos para atacar a cidade, assim, a trombeta tocou e as tropas de Davi foram retiradas, e nenhum sangue foi derramado exceto a de Seba.

Ataques contra Abel-Bete-Maacá

Oitenta anos depois destes acontecimentos, Ben-Hadade atacou e conquistou este lugar (1 Reis 15:20), e após duzentos anos, Tiglate-Pileser também invadiu o conquistou a cidade. Os habitantes de Abel-Bete-Maacá foram enviados como cativos para a Assíria. (2 Reis 15:29).

Um texto fragmentado de Ninrode sobre a invasão de Tiglate-Pileser, nos fornece uma narrativa sobre sua invasão nesse lugar, paralelo à narrativa de 2 Reis 15:29. Tal destruição foi apenas uma dentre uma longa série de conquistas. Abi foi declarada como cidade da fronteira entre Bete-Omri (Israel) e Bete-Hazel (Aram, Damasco).

Arquivos arqueológicos têm aumentado as informações sobre Abel-Bete-Maacá. Coleções de “textos de maldições” foram encontrados, eles são chamados “Textos de execração”, que pertence ao século IX A.C.

 

Onde está escrito Abel-Bete-Maacá na Bíblia?

O nome Abel-Bete-Maacá  ocorre 4 vezes na Bíblia:

  •  2 Samuel 20:14 as tribos de Israel até A. e a todos
  • 2 Samuel 20:15 E vieram, e o cercaram em A., e
  • 1 Reis 15:20 e feriu a Ijom, e a Da, e a A, e a
  • 2 Reis 15:29 da Assiria, e tomou a Ijom, e A, e a

Abreviação A = Abel-Bete-Maacá

OUTROS COMENTÁRIOS

Comentário de VAN BORN

Abel-bet-maacá, em 2 Crônicas 16:4, chamada também Abel-main, cidade israelita no norte da Palestina, atualmente ãbil, a 7 km ao oeste-noroeste de Dan. Foi assediada por Joab porque Seba, rebelde contra Davi, aí se tinha refugiado (2 Samuel 20:14-22). Foi destruída por Benadad (1 Reis 15:20; 2 Crônicas 16,4). Sob Face a cidade foi anexada à Assíria por Teglat-Falasar (2 Rs 15,29). —> Abilene.

Comentário de D. DAVIS

O significado de Abel-Bete-Maacá  é “Campina perto da casa de Maaca. Era uma cidade fortificada da tribo de Naftali, 1 Reis 15:20; 2 Reis 15:29. Foi famosa como lugar onde se davam e recebiam bons conselhos, 2 Samuel 20: 18.  Foi um dos lugares que Benadade tomou a pedido de Asa, 1 Reis 15:20.

Existe a oeste do Jordao, cerca de 25 quilômetros do lago Hule, uma humilde vila povoada por cristãos, chamada Abil el Kamh, que se supõe ter sido o lugar da antiga Abel, bem defronte de Da.

iTEO – Instituto da Teologia

Fechar Menu