Significado do nome Abel na Bíblia

Abel Abel

Abel  em Hebraico é ’abel, e em grego αβελ e sua forma escrita é  אבל.

O significado deste nome é incerto, podendo ter vários significados, como por exemplo:

  • Respiração
  • Vapor, Sopro
  • Fragilidade
  • Lamento
  • Filho
  • Coberto de grama
  • Córrego ou ribeiro (Por causa da junção Abel Maim “corrente de água”)

Significado do nome Abel

O nome “Abel” vem de um termo hebraico que significa respiração. A origem do nome é incerta, e outros sentidos também são sugeridos, como “vapor”, “fragilidade”, “filho” ou até mesmo “sopro (provavelmente pelo fato dele ter vivido muito pouco) ”.

Abel Significado

Abel foi o segundo filho de Adão e Eva. Era um homem considerado justo (1 João 3:12) e sua fé foi lembrada em Hebreus 11:4. Foi instruído na adoração ao Deus Criador. Ele trabalhava como pastor de ovelhas.

Alguns teólogos acreditam que ele era gêmeo de Caim, por causa da forma que foram escritos os relatos dos nascimentos dos dois irmãos (Gênesis 4:1,2).

Ele ofereceu a Deus, um cordeiro do seu rebanho. A oferta era uma obrigação de todos naquele tempo, mas além das obrigações era também um gesto de gratidão ao Senhor, uma forma de louvor ao Deus Criador.

Quem foi Abel

Abel - Homem de Fé

Veja outros artigos como:

Hebreus 11:4 faz menção a fé de Abel, que ofereceu um sacrifício superior ao de seu irmão Caim. Seu nome está na lista dos fiéis, e foi elogiado pelo próprio Senhor Jesus (Mateus 23:35). Acredita-se que ele obedeceu a ordens especificas relacionadas ao sacrifício, que por sua vez Caim ignorou.

Abel - Tipo de Cristo

Abel se tornou um tipo de Cristo, pois ambos foram entregues à morte. Ele foi morto pelo seu próprio irmão, e Jesus foi morte pelo seu próprio povo, assim como diz em João 1:11. Jesus é a realização das profecias do Velho Testamento a respeito da vinda do Messias.

Jesus primeiramente veio para às ovelhas perdidas da casa de Israel e foi seriamente injustiçado. Agostinho chamou-o de “peregrino”, pois não residia em nenhuma cidade terrena, pelo que aguardava uma cidade celeste, onde pudesse habitar em justiça.

Caim, por sua vez, fundou uma cidade terrena e ali habitou em meio à iniquidade. Irineu observou sobre como ele mostrou que os justos sofrem nas mãos dos ímpios e como as virtudes dos justos são assim magnificadas.

 

Abel - O primeiro Mártir

Jesus fez referência a Abel como o “primeiro mártir” (Mateus 23:35), e em Hebreus 12:24 o sangue de Abel é contrastado com o sangue de Cristo. Podemos dizer que ele se tornou a primeira vítima de perseguição religiosa

Jesus fala dele e o seu sangue derramado no “princípio mundo” (Lucas 11:50). A palavra “mundo” em grego é “kó·smos”, que significa “mundo da humanidade”. O termo “fundação” em grego é “ka·ta·bo·lé” e significa “lançamento para baixo”. Quando Jesus diz “Princípio do mundo”, se refere ao nascimento Adão e Eva e através deles, filhos, e por eles produzindo assim um “mundo de humanidade”.

Jesus, o Mediador da nova aliança. Por meio d’Ele, nossa redenção é concedida, pois através de Seu Sangue sacrificial nossos pecados são perdoados. O poder do Sangue de Cristo é evidenciado na vida de cada fiel. O sacrifício de Cristo além de eliminar a culpa e purificar nossa vida do pecado, também demonstra seu poder na preservação e na santificação continua da vida do Cristão.

?mid=&wid=52493&sid=&tid=8591&rid=LOADED&custom1=institutodateologia.com.br&custom2=%2Fwp-admin%2Fpost Abel?mid=&wid=52493&sid=&tid=8591&rid=FINISHED&custom1=institutodateologia.com Abel

O sangue de Abel clamava e acusava diante de Deus, o sangue de Jesus clama e nos justifica diante de Deus.

?mid=&wid=52493&sid=&tid=8591&rid=LOADED&custom1=institutodateologia.com.br&custom2=%2Fwp-admin%2Fpost Abel?mid=&wid=52493&sid=&tid=8591&rid=FINISHED&custom1=institutodateologia.com Abel

?mid=&wid=52493&sid=&tid=8591&rid=LOADED&custom1=institutodateologia.com.br&custom2=%2Fwp-admin%2Fpost Abel?mid=&wid=52493&sid=&tid=8591&rid=FINISHED&custom1=institutodateologia.com Abel

Abel na Bíblia

O nome de Abel ocorre 13 vezes na Bíblia. 9 vezes no Velho Testamento e 4 vezes no Novo Testamento.

Gênesis 4.2 Voltou a dar à luz, desta vez a A

Gênesis 4.2 …A tornou-se pastor de ovelhas…

Gênesis 4.4 A, por sua vez, trouxe as partes gordas…

Gênesis 4.4 O Senhor aceitou com agrado A e sua oferta…

Gênesis 4.8 Disse, porém, Caim a seu irmão A: “Vamos para o campo”…

Gênesis 4.8 Caim atacou seu irmão A e o matou…

Gênesis 4.9 Então o Senhor perguntou a Caim: “Onde está seu irmão A?… 

Gênesis 4.25 Deus me concedeu um filho no lugar de A, visto que Caim o matou …

2 Samuel 20.18 Antigamente se dizia: “Peça conselho na cidade de A”…

Mateus 23.35 a terra, desde o sangue de A., o justo, até ao…

Lucas 11.51 desde o sangue de A. até ao sangue de Zacarias, que…

Hebreus 11.4 Pela fé, A. ofereceu a Deus maior sacrifício do que…

Hebreus 12.24 sangue da aspersão, que fala melhor do que o de A

Abreviação A= Abel

?mid=&wid=52493&sid=&tid=8591&rid=LOADED&custom1=institutodateologia.com.br&custom2=%2Fwp-admin%2Fpost Abel?mid=&wid=52493&sid=&tid=8591&rid=FINISHED&custom1=institutodateologia.com Abel

Outros nomes de Abel

Abel-Bete-Maaca

Abel-Bete-Maaca vem do Hebraico e significa “prado da casa da opressão”. Antigamente era uma localidade ao norte da Palestina. Hoje este lugar se chama Abi-el-Qamh (2 Samuel 20:14, 1 Reis 15:20, 2 Reis 15:29).

Abel-Meolá

Abel-Meolá no hebraico significa “prado da dança” ver significado de “prado” acima, provavelmente  foi uma aldeia que ficava próxima do rio Jordão, cerca de dezesseis quilômetros ao sul de Bete-Seã (I Reis 4:12).

Abel-Mizraim

Abel-Mizraim o hebraico significa “prado do Egito”. Localização desconhecida.

Esse era o nome da eira onde parou o cortejo de Jacó a caminho de Hebrom. Ali foram levados a efeito sete dias de lamentação (Gênesis 50:11).

Abel-Queramim

Abel-Queramim em hebraico significa “prados” ou “vinhedos”. Alguns teólogos acreditam que era uma aldeia Amonita, aproximadamente dez quilômetros de Filadélfia ou Rabvate Amom  (Juízes 11:33).

Abel-Sitim

Abel-Sitim no hebraico significa “prado e acácias”. Era o nome de uma aldeia nas planícies de Moabe, no lado oriental do Jordão. No meio de Abel-Sitim e Bete-Jesimote, houve o último acampamento dos israelitas naquela margem do rio Jordão, antes de cruzarem para entrar em Canaã (Números 33:49).

Abel-Maim

Abel-Maim é uma outra forma para Abel-Bete-Maaca (2 Crônicas 16:4).

 

COMENTÁRIOS SOBRE ABEL

Comentário de F.PFEIFFER

Foi o segundo filho de Adão. Pastor de ovelhas e que oferecia a Deus os primogênitos do seu rebanho. Ele ofereceu ao Senhor uma oferta mais aceitável que a de Caim, não porque a sua oferta era um sacrifício de vida (animal) e a de Caim de grãos e vegetais, mas sim pela sinceridade do coração e a obediência a Deus.

Em Num ímpeto de ira, Caim mata Abel e assim se torna um “modelo de mártir” que sofreu por sua fé (Mateus 23.35). Ele  foi honrado por Jesus e aparece na galeria dos heróis da fé (Hebreus 11.4). Embora a sua oferta fosse considerada superior à de Caim, ainda sim era inferior a de Jesus Cristo (Hebreus 22.24).

Comentário de D. DAVIS

Abel significa “Sopro, vapor”, nome aplicado a ele talvez pelo fato de ter tido uma vida muito curta.

Nome do filho mais novo de Adão. Foi um homem honesto, integro e justo. Ofereceu a Deus um filhote de carneiro de seu rebanho, e Senhor aceitou, não pela qualidade da oferta, mas pelo caráter de Abel.

O caráter de Caim não era semelhante ao de Abel; no momento em que Deus rejeitou a sua oferta, sentiu os impulsos da inveja e assassinou a seu irmão.

Palavra anterior

Palavra anterior

iTEO – Instituto da Teologia

Fechar Menu