Cadastre-se-para-receber-o-E-book-completo-de-Bibliologia-redondo O Salário do Pecado é a morte
Baixe Gratuitamente
E-Book
Bibliologia
Aprenda como o Senhor inspirou o homem para escrever as Escrituras Sagradas, e quem foram estes homens escolhidos por Deus para esta tarefa.

O Salário do pecado é a morte! O que significa? E sobre o dom gratuito de Deus?

O-Salário-do-pecado-é-a-morte-O-que-significa-E-sobre-o-dom-gratuito-de-Deus-244x300 O Salário do Pecado é a morte

O salário do pecado é a morte! Mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.” Romanos 6:23 NVI

Desde o princípio com a queda do homem, podemos ver o Senhor nosso Deus agindo em favor do homem para redimi-lo do seu ato de rebelião.

O ato de rebelião do homem foi a desobediência a uma ordem direta de Jeová ao primeiro casal que estava no Jardim do Éden, Adão e Eva, para que não comessem do fruto da Árvore do bem e do mau.

Por má influência da serpente (Satanás), que induziu Adão e Eva a comerem o fruto proibido, o primeiro casal da humanidade foi manipulado a desobedecer a ordem do Senhor por satanás. Por este motivo Adão e Eva, o primeiro casal, errou o alvo, levando com eles toda a sua descendência ao estado de pecado.

Como resultado da desobediência, a morte física passou a ser uma consequência para toda a humanidade. Como podemos ver na história bíblica pós queda, que a morte passou a fazer parte do curso da vida.

Entendemos que a morte não era parte natural do curso da vida, contudo a humanidade se adaptou e passou a considerar como natural a morte, que passou fazer parte do curso da vida por consequência do pecado original.

“Depois que gerou Sete, Adão viveu 800 anos e gerou outros filhos e filhas. Viveu ao todo 930 anos e morreu.” Gênesis 5:4,5 NVI

E-Book

Bibliologia

Tópicos que iremos abordar

  • O Salário do Pecado é a morte – O que significa?
  • Salário
  • Pecado
  • Morte
  • Dom
  • Vida Eterna
  • Onde abundou o pecado superabundou a graça
  • Nova Vida em Cristo
  • A graça de Deus
  • Dom gratuito de Deus
  • Cristo e o Pecado
  • Conclusão sobre o Salário do pecado é a morte

Vídeo - O Salário do pecado é a morte

iTEO
Instituto da Teologia

O Salário do Pecado é a morte! O que significa?

Salário

O termo “salário”, significa remuneração ajustada pela prestação de serviços, em razão de contrato de trabalho. É o ordenado ou pagamento por uma atividade exercida por uma jornada de trabalho previamente combinada.

O Salário do pecado é a morte!

No caso o texto de Romanos utiliza o termo “salário” para ilustrar o pagamento ou ordenado pelo ato ou estado do pecado. O pagamento, ordenado ou recompensa a ser recebido pelo ato do pecado é a morte. O fim da vida a falência do corpo físico, mas podendo também ser a morte espiritual, onde a pessoa não pode reconhecer a Deus e nem glorificá-lo em sua glória e majestade.

 

 

Pecado

Pecado no grego é αμαρτία (amartia). Um termo é derivado de uma raiz que significa “errar o alvo”, “fracassar”. É o fracasso em não atingir um padrão conhecido, mas antes, desviar-se do mesmo. Um equívoco, uma falta, um pecado, erro em julgamento, afastamento voluntário da justiça, da lei e do dever.

Segundo a Bíblia é o ato de desviar do curso proposto ou decretado por Deus, ou seja, pecado é tudo aquilo que fazemos contrário a vontade de Deus expressado em seus mandamentos ou na sua Lei.

 

Morte

É a falência da vida física ou espiritual, causado pelo ato do pecado. A morte física é a falência do corpo. Quando deixamos de existir neste mundo material, deixamos de interagir com o mundo e seus habitantes.

A morte espiritual acontece em dois casos:

Primeiro, ainda em vida por consequência do pecado, o morto espiritual não tem condições de reconhecer quem é Deus e nem glorificá-Lo.

O Salário do pecado é a morte!

Segundo, é um tipo de morte eterna, no qual a pessoa passará a eternidade em angustia e sofrimento no inferno.

Dom

É um presente recebido, neste caso um presente recebido do próprio Deus, mesmo nós não merecendo pelo estado que nos encontramos em pecado. O Senhor é misericordioso gracioso, nos concede este presente sem que nós merecemos de fato e não nos imputa nenhum tipo de pagamento.

Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 6:23

Vida Eterna

É uma promessa feita pelo próprio Deus a todos os homens, pois haverá dois lugares para se passar a eternidade. Quanto aos homens que servem a Deus (Trindade), e creem na sua obra redentora, são justificados por Jesus Cristo e por isto passarão a eternidade ao  Seu lado.

Contudo, os descrentes passarão a eternidade no inferno.

Romanos 5:20-21, nos ensina de maneira dinâmica e didática sobre como a graça divina se sobrepõe a maldição do pecado que assola a humanidade.

Precisamos entender que não é porque abundou o pecado na humanidade, ou seja, não é porque a humanidade está no estado de pecado que devemos nos esforçar para pecar de maneira dissoluta e incontrolável.

Devemos ter a consciência de que não há liberdade para pecarmos, mas pelo contrário a Escrituras Sagradas nos ensina o que é pecado e como devemos nos abster dele.

Os que confessam Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador, devem fugir da aparência do mal, porque se pertencemos a Cristo estamos unidos a Ele e fomos reconciliados pela sua morte e ressureição. 

Como símbolo deste compromisso temos o batismo, que a submersão nas águas representa o sepultamento do velho homem e sua vida distante de Deus, e após o batismo o novo nascimento.

Somos crucificados com Cristo, para que desta maneira o nosso velho homem seja sepultado. Ou melhor, crucificado com Cristo na cruz do calvário, pondo fim a vida que levávamos antes de nos entregarmos a Cristo, nossa vida no estado do pecado. Quando tínhamos prazer no pecado.

Após o ato de confessarmos Jesus Cristo como Senhor de nossas vidas, somos justificados e perdoados de nossas transgressões, passamos a pertencer a este Senhor de graça e amor, nos tirando o prazer daquilo que não o agrada.

Os nossos corpos são agora dedicados a Cristo e produzem fruto santo para a glória de Deus. Não somos mais “escravos do pecado”, antes nosso corpo era dominado pelo desejo ardente de pecar, agora o pecado deu lugar à vida no corpo dominado pela paixão da justiça e pela santidade.

Saiba mais sobre “pecado” em nosso artigo.
Leia também sobre ” pecado original“.

ANTES DE CONTINUAR

VEJA NOSSOS CURSOS
ABAIXO!

CURSO DE TEOLOGIA

APRENDA teologia de forma FÁCIL e DESCOMPLICADA estudando apenas 30 MINUTOS por dia!

CURSOS

MAIS PROCURADOS

Nova Vida em Cristo

Em Jesus nos tornamos novas criaturas

O pecado reinou absoluto até que Jesus Cristo colocou fim no seu reinado, dando ao homem uma nova perspectiva de vida, livre da ação do pecado.

Com a nova vida nos dada por Cristo, passamos a desejar, ter prazer e usufruir de uma vida de santidade e das bênçãos do reino de Deus, pois com Jesus nos tornamos novas criaturas.

Portanto não devemos ceder as tentações do pecado e o seu falso prazer destrutivo. Esta deve ser a nossa consciência de que o verdadeiro prazer a verdadeira felicidade está em Jesus Cristo e em tudo que Ele representa.

O segredo de uma vida plena de santidade em Cristo Jesus está no fato de nos entregarmos a  Jesus todos os dias de nossas vidas. Pois devemos entender que só passaremos a nos dedicar de fato a Deus e ao seu serviço se estivermos ligados a Seu Filho unigênito.

A promessa é que o pecado não terá mais domínio sobre nós e passaremos a viver uma liberdade nunca experimentada antes de maneira real, porque a liberdade oferecida por Jesus nos dá vida. Enquanto a liberdade que nos é oferecida pelo pecado é falsa, escravatória e passiva de morte. 

O pecado é como um senhor de escravos que governa com mãos de ferro, com leis injustas e castiga a todos que saem da sua vontade. O pecado é opressor, contudo a graça de Deus é libertadora primeiro nos libertando das mãos tiranas do pecado, nos livrando da escravidão, nos dando o privilégio de servir ao um Deus justo, perdoador e todo poderoso. 

A Graça de Deus

A-graça-de-Deus O Salário do Pecado é a morte

A ação graciosa de Deus não depende de ninguém, somente de Deus que está dando de maneira liberal. Uma vez liberto do pecado o homem pertence a Deus.

Deus dá de maneira graciosa o dom da vida eterna, enquanto o pecado dá a morte de maneira punitiva.
Porque, aquilo que a lei fora incapaz de fazer por estar enfraquecida pela carne, Deus o fez, enviando seu próprio Filho, à semelhança do homem pecador, como oferta pelo pecado. E assim condenou o pecado na carne, a fim de que as justas exigências da lei fossem plenamente satisfeitas em nós, que não vivemos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Romanos 8:3-4 NVI

Dom gratuito de Deus

O significado da palavra DOM é presente, algo dado, vem do latim “donus”, que significa dádiva, presente. Neste caso é um presente recebido, um presente dado pelo próprio Deus. Apesar de serem empregadas de formas semelhantes dom e talento, o significado da palavra dom é diferente da definição de talento. Porque talento normalmente está relacionado as artes.  

Quanto ao termo gratuito, tem o significado de algo que não precisamos pagar e nem nos esforçar para ter, receber e usufruir.

O dom (presente) gratuito é algo que nos é dado de maneira que mesmo nós não merecendo pelo estado que nos encontramos em pecado. O Senhor que é misericordioso gracioso, nos concede este presente sem que nós mereçamos de fato e, não nos imputa nenhum tipo de sacrifício ou pagamento para desfrutar deste maravilhoso presente.

Cruz-Madeiro-min O Salário do Pecado é a morte

Cristo e o Pecado

De acordo com o livro do profeta Isaias 7:14 no AT e Mateus 1:22-23 no NT. “Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor por intermédio do profeta: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel”. Mateus 1:22,23 NVI

Pelo poder do Espírito Santo uma criança é concebida no ventre de uma virgem, de acordo com Mateus, esta virgem é Maria, e a criança é o menino Jesus.

Jesus deixa a sua glória e se humilha, fazendo semelhança da sua criação.  “Mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz”! Filipenses 2:7,8 NVI

Contudo o Senhor não tinha a natureza pecaminosa, Ele nasceu sem o estado do pecado, pois foi gerado no ventre de Maria pelo Espírito Santo. Isto fez dele o único ser humano sem pecado e sem a inclinação para cometer o mesmo.

Jesus foi 100% homem sem deixar a sua natureza 100% divina, livre da inclinação do mal. Sem dúvida alguma, este menino é o Messias o Cristo encarnado, Deus conosco.

Jesus era o único que poderia redimir o homem do seu estado de pecado. Somente Ele tinha este poder, pois sendo Ele Deus e homem estava livre da condição do pecado. Somente Ele poderia ofertar sua vida de maneira agradável a Deus Pai para livrar a humanidade da condenação eterna e conceder vida abundante.

A obra de Jesus é salvar o pecador do seu estado e dar vida ao homem, vida com abundância. Portanto Jesus é o algoz do pecado. Ele destrói o pecado. 

Conclusão sobre o Salário do pecado é a morte

O pecado é escravagista e a sua recompensa é a morte, contudo o Senhor nosso Deus é presenteador com a vida de maneira abundante e eterna.

Com a queda do homem no jardim do Éden o pecado e suas consequências entraram no mundo através de um homem Adão o primeiro homem criado por Deus e, através de um homem Jesus Cristo o Filho unigênito de Deus Pai, a graça Divina e a vida eterna vieram ao mundo. 

A graça divina sobrepõe o pecado.

O Pecado

Com a queda do homem o pecado entrou no mundo

Veja o resumo de cada tópico do nosso artigo "Pecado Original"

  • O Salário do Pecado é a morte – O que significa?
    Adão e Eva, o primeiro casal errou o alvo, desobedecendo a uma ordem de Deus, levando com eles toda a sua descendência a humanidade ao estado de pecado. Como resultado desta desobediência, a morte física passou a ser uma consequência para toda a humanidade.
  • Salário
    O termo “Salário”, significa remuneração, ordenado ou pagamento por uma atividade exercida por uma jornada de trabalho previamente combinada. Para ilustrar o pagamento ou ordenado pelo ato ou estado do pecado a Bíblia usa o termo para ilustrar o resultado do pecado.
  • Pecado
    A etimologia da palavra Pecado, no hebraico – Hattat, no grego αμαρτία Harmatia e no latim Peccatum. Este termo é derivado de uma raiz que indica “errar o alvo”, “fracassar” no sentido judaico – cristão é afastar-se da conduta ideal conforme a revelação de Deus, ou seja, se desviar do padrão pré-estabelecido por Deus.
  • Morte
    Morte é a falência da vida física ou espiritual, causado pelo ato do pecado. A morte física é a falência do corpo, é quando deixamos de existir neste mundo material, deixamos de interagir com o mundo e seus habitantes.
  • Vida Eterna
    É uma promessa feita pelo próprio Deus a todos os homens, pois haverá dois lugares para se passar a eternidade. Com o Senhor em sua glória ou no inferno, o primeiro é destinado aos servos de Deus e o segundo a todos rejeitaram a mensagem do Senhor.
  • Dom gratuito de Deus
    O significado da palavra Dom é um presente recebido, algo dado, vem do latim “donus”, que significa dádiva, presente. Neste caso é um presente recebido, um presente dado pelo próprio Deus.
  • Romanos 6
    Este capitulo nos ensina de maneira dinâmica como a graça divina se sobrepõe a maldição do pecado que assola a humanidade. Precisamos entender que não é porque onde abundou o pecado na humanidade superabundou a graça de Deus, ou seja, não é porque a humanidade está no estado de pecado que devemos nos esforçar para pecar de maneira dissoluta e incontrolável.
  • Cristo e o Pecado
    Jesus deixa a sua gloria e se humilha, fazendo semelhança da sua criação. Contudo o Senhor não tinha a natureza pecaminosa, Ele nasceu sem o estado do pecado, pois foi gerado no ventre de Maria pelo Espírito Santo. Isto fez dele o único ser humano sem pecado e sem a inclinação para cometer o mal. Jesus foi 100% homem sem deixar a sua natureza 100% divina, livre da inclinação do mal.  

Conheça nosso curso de Teologia

O que você achou deste artigo?

Ficou com alguma dúvida sobre o  este artigo,  “O salário do pecado é a morte“?

Se deseja acrescentar, atualizar ou nos informar algo relacionado a este estudo? Então escreva abaixo, ficaremos muito felizes com o seu comentário.

Nos dê sua opinião. Ela é muito importante!

Até a próxima

 

PASTOR E PROFESSOR VALMIR​ OLIVEIRA

Palavra anterior

Próxima palavra

Fechar Menu