CADASTRE-SE E RECEBA O RESUMO DE EVANGELHOS 
GRATUITO

redirect Pecado Original
PECADO-O-que-é-pecado Pecado Original

PECADO 
O que é pecado? O que Deus diz sobre pecado? Significado do pecado?
Estudo completo sobre pecado

Pecado Original: Introdução

O pecado original tem a sua origem no primeiro ato de desobediência e rebeldia contra Deus, cometido pelo primeiro casal criado pelo Senhor.  Ocorrendo assim a queda da humanidade por consequência do ato de desobediência contra Deus o que levou toda a humanidade ao estado de pecado.

Caro leitor desenvolvemos este estudo com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o pecado original e suas implicações.

Convidamos você para desfrutar deste artigo que foi preparado especialmente pensando em você, na intenção de ajudar no seu crescimento na graça e no conhecimento de Deus.

O que iremos ver neste artigo

  • O que é Pecado?
  • Doutrina do pecado
  • O que é Pecado original?
  • Qual foi o pecado de Adão e Eva
  • Fruto proibido
  • Cristo e Adão
  • Conclusão do Pecado Original
  • Principais Perguntas sobre o Pecado Original
O-que-é-Pecado Pecado Original

O que é pecado?

A definição de pecado na Bíblia é qualquer falta de conformidade ou transgressão de qualquer regra relacionada a vontade de Deus, que foi manifestada nas Escrituras Sagradas, por meio dos mandamentos e da lei do Senhor.

Essa palavra, porém, veio a ter também um significado geral, indicando o princípio e as manifestações de pecado, sem dar qualquer atenção a seu significado original.

No grego é αμαρτία (amartia). Esse termo é derivado de uma raiz que indica “errar o alvo”, “fracassar”. Trata-se do fracasso em não atingir um padrão conhecido, mas antes, desviar-se do mesmo.

Αμαρτία (amartia) – de acordo com o Léxico grego do Novo Testamento  (Edward Robison) significa: um equívoco, uma falta, um pecado, erro em julgamento, um afastamento voluntário da justiça, do dever, da lei, incluindo a ideia de exposição à penalidade (“O Novo Dicionário Bíblico” de Russel Normam Champlin).

Assista o vídeo sobre PECADO

iTEO
Instituto da Teologia

Você precisa ler esses artigo

Pecado

O que é pecado? O que Deus diz sobre pecado? Significado do pecado?

O Salário do pecado é a morte

O Salário do pecado é a morte O que significa?

books Pecado Original

Doutrina do PECADO

Hamartiologia ou Doutrina do Pecado, como sugere o próprio nome é o estudo sistemático sobre o pecado, suas origens, sua natureza e suas consequências para a humanidade e o universo.

Neste estudo sistemático analisamos o surgimento do pecado e a sua natureza desde o seu primórdio na rebelião angelical e na tentação exercida pelo anjo caído no primeiro casal Eva e Adão.

  Hamartiologia ou Doutrina do Pecado estuda a origem do pecado, o caráter essencial do primeiro pecado, transmissão do pecado e o pecado na vida da raça humana.

Origem do pecado e a sua natureza é um tópico no qual analisaremos a origem do mal, como ele surge na história e na humanidade. Ao estudarmos sobre o caráter essencial do primeiro pecado, estudamos como ele afetou o primeiro casal e consequentemente toda a humanidade, quais são as suas consequências físicas e espiritual.

Este estudo nos mostra como o pecado é transmitido a toda humanidade por todas gerações desde Adão afetando toda a humanidade. Hamartiologia estuda como o pecado afeta a vida da raça humana em todas as suas nuances, mostrando como o homem está com seu julgamento e suas faculdades comprometidas pelo estado de pecado.     

O estudo sobre o pecado também nos ensina sobre um Deus misericordioso que de maneira graciosa anuncia e aplica um plano de redenção da humanidade. 

156196370-612x612-min-300x300 Pecado Original

O que é Pecado 
original?

O-que-é-Pecado-Original-Mão Pecado Original

Romanos 5:12 NVI “Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram”.

O pecado original nasce com Adão, que foi o primeiro homem criado por Deus, Adão toma atitude de rebelião e desobediência a Deus, transgrediu a ordem dada pelo Eterno, que era a proibição de comer o fruto da árvore do bem e do mal, sendo que de todo o jardim do Éden, Adão e Eva poderiam comer de tudo, menos do fruto da árvore do bem e do mal.

A transgressão ou rebelião ocorreu com o ato do primeiro homem, errando o alvo pré-estabelecido pelo Senhor e criador de todo o universo.

Toda a humanidade descende de Adão, pois Adão foi o primeiro homem a existir, e como herdeiros erramos o alvo, pecamos não pelo ato, mas pelo estado. Ou seja, nossa natureza é pecaminosa.

Qual foi o pecado de Adão 
e Eva?

Romanos 5:12 NVI “Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram”.

O pecado original nasce com Adão, que foi o primeiro homem criado por Deus, Adão toma atitude de rebelião e desobediência a Deus, transgrediu a ordem dada pelo Eterno, que era a proibição de comer o fruto da árvore do bem e do mal, sendo que de todo o jardim do Éden, Adão e Eva poderiam comer de tudo, menos do fruto da árvore do bem e do mal.

A transgressão ou rebelião ocorreu com o ato do primeiro homem, errando o alvo pré-estabelecido pelo Senhor e criador de todo o universo.

Toda a humanidade descende de Adão, pois Adão foi o primeiro homem a existir, e como herdeiros erramos o alvo, pecamos não pelo ato, mas pelo estado. Ou seja, nossa natureza é pecaminosa.

Qual-foi-o-Pecado-de-Eva Pecado Original

A ordem era para Adão e Eva comer de todas as árvores do jardim do Éden, exceto da árvore que estava no centro do jardim que produzia o fruto “do bem e do mal”. A bíblia descreve o jardim do Éden como um paraíso, um lugar muito bom para se viver por toda eternidade.

Contudo Eva, instigada pela serpente (satanás)que usava palavras manipuladoras para persuadir Eva e transgredir a ordem do Senhor, não resiste à tentação e come do fruto proibido, e Eva dá o fruto proibido a seu marido que também come e os olhos dos dois são abertos e eles passam a ter consciência e discernimento do bem e do mal.

Entendemos que o pecado de fato foi ato de desobediência à ordem de Deus. Pois a desobediência é vista como ato de rebelião contra Deus. 

Fruto proibido

Arvore-da-vida-300x163 Pecado Original

A Bíblia não fala que tipo de fruto ou fruta era de fato, podemos analisar as escrituras de capa a capa e não encontraremos uma referência que tipo de fruto era este.

Historicamente acreditava-se que era uma fruta tipo maça, mas associou-se a fruta como símbolo do fruto proibido, muitos especuladores dizem que era um figo, pelo fato de estar escrito na Bíblia que Adão e Eva usaram folhas de figueira como tapa sexo, para cobrir as suas vergonhas. “Os olhos dos dois se abriram, e perceberam que estavam nus; então juntaram folhas de figueira para cobrir-se”. Gênesis 3:7 NVI

Outra teoria é que o fruto seria uma tâmara, ou um figo da Índia. Bom todas estas teorias são puras especulações sem comprovação nas Escrituras Sagradas e nem na arqueologia.

O texto sagrado diz que como o homem passou a conhecer o bem e o mal, por cautela, Deus expulsou Adão e Eva do jardim do Éden, para que não comessem da árvore da vida e vivessem para sempre no estado de pecado (Gêneses 3:22-24 NVI). E depois de expulsar o homem, Deus colocou a leste do jardim do Éden querubins e uma espada flamejante que se movia, guardando o caminho para a árvore da vida.

Adão perdeu o direito de viver no jardim do Éden, perdeu a benção do cuidado, de ser sustentado e guardado por Deus.

Não tem como sabermos realmente que fruto era este e tudo que dissermos a este respeito é especulação sem base bíblica.

Podemos afirmar que o fato resultante para a condenação do pecado foi transgredir a regra, rebelião cometida por Adão e Eva foi a desobediência da ordem direta de Deus. Porque o primeiro casal não levou em consideração que foi o Criador que ordenou, portanto, a criatura só deveria obedecer.   

 

Cristo e Adão

“Visto que a morte veio por meio de um só homem, também a ressurreição dos mortos veio por meio de um só homem. Pois da mesma forma como em Adão todos morrem, em Cristo todos serão vivificados.” 1 Coríntios 15:21,22 NVI

 Há um paralelismo na vida de Adão e Jesus. Os dois são vistos como os responsáveis por instaurar algo novo na humanidade, Adão por sua vez foi o responsável por introduzir o pecado no mundo e Jesus é o responsável por tirar o pecado do mundo.

Jesus tem a semente incorruptível livre do pecado é o homem perfeito, Adão possui a semente do pecado e é o homem imperfeito. Por meio de Adão a humanidade passou a viver a escravidão do pecado e por meio de Jesus a plena liberdade. 

Adão e Jesus são os primogênitos da humanidade, Adão o primeiro homem a ser criado, Jesus é o primeiro homem a ressuscitar e vencer a morte.

Através de Adão a humanidade passa a conhecer e desfrutar o amargo resulto do pecado: a morte, e por meio de Jesus recebemos o dom gratuito de Deus: a vida eterna. Jesus inaugura uma nova etapa na vida da humanidade, o pecado perde seu reinado e poder, porque Jesus venceu a morte e livrou o homem do pecado.

O primeiro Adão errou o alvo pré-estabelecido por Deus, o Senhor que é longânimo estabelece um plano de redenção para toda humanidade, através do segundo Adão que é o Seu Filho Jesus Cristo e veio acertar o curso, nos dando a esperança e a certeza da vida eterna com Deus.

Romanos 5

wpid-wp-1421805048533_clipped_rev_1-768x507 Pecado Original

Como diz as Escrituras que a transgressão de um só homem resultou na condenação de toda a humanidade, também por um homem (santo, puro, reto, justo, glorioso, criador, unigênito e todo poderoso) num ato de justiça resultou na justificação que traz vida a todos os homens. Portanto por meio da desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim também, por meio da obediência (obedeceu ao Pai até a morte, morte de cruz), de um único homem muitos serão feitos justos”. (Romanos 5:12-19 NVI).

Conclusão do Pecado Original

Entendemos que o pecado original foi a desobediência do primeiro casal criado por Deus a sua imagem e semelhança.

Adão e Eva fizeram rebelião contra Deus quando deixaram de fazer a vontade do Criador, erraram o alvo preestabelecido pelo Eterno. Comeram do fruto da árvore proibida, cometendo assim o pecado original. Produzindo na humanidade o estado de pecado.

A natureza humana foi corrompida por conta do pecado original, mas o Filho de Deus o unigênito do Pai, em obediência ao Pai Jesus humilha-se fazendo-se como homem e entregando a sua vida na cruz do calvário, para remissão dos pecados de todo que nEle vier a crer.

 

Principais perguntas sobre 
PECADO

Estas são as principais perguntas feitas sobre pecado. Talvez algumas delas já tenham sidas respondidas, ainda assim listaremos a seguir as principais perguntas para melhor compreensão.

Resposta: Apesar de Deus ter decretado que a partir da queda Eva teria dores de parto, não podemos afirmar que sim, porque a narrativa bíblica só passa a mencionar os filhos de Adão e Eva após a queda. Portanto podemos afirmar que depois da queda eles sim tiveram filhos.  

Resposta: Acreditamos que sim, primeiro: porque Deus revela em primeira mão o plano de redenção a Adão e Eva (Gn 3:15), segundo: entendemos que foi Adão quem ensinou seus filhos adorarem e amarem a Deus a exemplo Abel e Sete, terceiro: Adão é mencionado na genealogia de Jesus.

Resposta: Pela desobediência de Adão e Eva a ordem de Deus, para que não comecem do fruto da árvore do bem e do mal. Ou seja, Adão e Eva transgrediram a ordem de Deus e comeram o fruto da árvore proibida.

Resposta: Como Adão foi o primeiro homem criado por Deus, toda a raça humana é descendente dele, assim o pecado entrou no mundo e faz parte da herança de Adão.

Resumo do estudo"Pecado 
Original"

Veja o resumo de cada tópico do nosso artigo "Pecado Original"

  • O que é Pecado?
    É a transgressão dos Mandamentos, as Leis e as Ordenanças de Deus.

  • Doutrina do pecado
    É o ensino sobre aquilo que a palavra de Deus declara que é pecado.

  • O que é Pecado original?
    É o pecado cometido pelo primeiro homem criado por Deus, Adão.

  • Qual foi o pecado de Adão e Eva
    Desobediência a ordenança de Deus.

  • Fruto proibido
    Não sabemos ao certo qual era de fato o fruto mencionado, o que sabemos é que Deus havia ordenado para que o casal não comessem deste fruto.

  • Cristo e Adão
    Adão foi o primeiro homem criado por Deus e toda humanidade descende dele e por causa dele o pecado entrou no mundo, Cristo é o primogênito do Pai, por Ele toda humanidade foi redimida do pecado. Por um homem o pecado entrou no mundo e por outro ele saiu.  

O que você achou deste estudo deste estudo?

Gostaríamos da sua opinião e saber se encontrou em nosso estudo o que você procurava!
Se ficou você ficou com alguma dúvida sobre o  este artigo, o “Pecado Original“, ou se deseja acrescentar, atualizar ou nos informar algo relacionado a este estudo, escreva abaixo, ficaremos muito felizes com o seu comentário.

tenha contribuído para o seu crescimento espiritual e conhecimento das Escrituras Sagradas e sobre a Trindade e seu plano perfeito de redenção da humanidade.

 

Considerações Finais

Esperamos que este estudo tenha contribuído para o seu crescimento espiritual e conhecimento das Escrituras Sagradas e sobre a Trindade e seu plano perfeito de redenção da humanidade.

Que o Senhor nosso Deus te abençoe e te desperte para uma vida plena nEle e o seu prazer esteja em nosso salvador Jesus Cristo.

Até a próxima

PASTOR E PROFESSOR VALMIR​ OLIVEIRA

iTEO – Instituto da Teologia

Veja também esses artigos

Fechar Menu