O que é lascívia?

Significa Bíblicos

O que é lascívia? É pecado? Significado de lascívia na Bíblia?

A palavra lascívia no grego é ασελγεια (aselgeia). Essa palavra vem do termo latino Lascívia e sua raiz é lascivus, que significa “esportivo”, “sensual”.

No texto de Efésios 4:19, notamos que aqueles que destroem totalmente a consciência, tendo-a “cauterizada”, entregando-se ao “deboche”, e aos pecados sexuais exagerados, entregavam-se a lascívia.

Nas listas de vícios do Novo Testamento, os pecados sexuais (lascívia) quase sempre são mencionados em primeiro lugar, isso porque dentre todos os pecados dos homens, esses são considerados os mais difíceis de controlar.

A seguir, veremos mais profundamente sobre o significado de lascívia.

Bons estudos

O que iremos abordar neste artigo sobre lascívia

  • Lascívia
  • O que significa lascívia
  • Lascívia nas redes sociais
  • Lascívia na bíblia

Entenda o que é Lascívia

Lascívia é, um desejo imoral sexual, ou seja, toda e qualquer prática sexual que está fora dos padrões estabelecidos por Deus. Vejamos a seguir alguns exemplos de lascívia:

  • Cobiçar alguém, ou seja, aquele que olhar para alguém com intenção impura (sexual) leia Mateus 5:27.
  • Homossexualismo (leia Romanos 1:26).
  • Sexo com animais (leia Levítico 18:23).
  • Adultério (leia Mateus 18:20)
  • Incesto (relações intimas com parentes muito próximos, como por exemplo, pais e irmãos (leia Levítico 18).
  • Sexo antes ou fora do casamento.
  • Sadomasoquismo – O sadomasoquista não sente prazer no ato sexual em si, o prazer do sadomasoquista está no ato da violência em si (Bestialidade).

Na carta que Paulo escreveu aos Gálatas ele lista os pecados que são contrários ao espírito, “as obras da carne”. Dentre esses pecados ele cita a lascívia. Este pecado é mencionado logo após o “adultério, fornicação (prostituição) e impureza”.

Essa palavra aponta para todas as variedades de pecados e atitudes relacionadas ao sexo.

Luxúria desenfreada e excessiva. Licenciosidade, devassidão, fornicação, libertinagem, depravação de costumes, sensualidade exagerada, deturpação e imprudência são algumas palavras que também tem o sentido de lascívia.

Todo aquele que se comporta moralmente depravado e pervertido é considerado “um lascivo”.

Hoje em dia o aumento destes pecados sexuais tem aumentado absurdamente assim como o seu efeito desastroso nos relacionamentos sociais.

O movimento conhecido como a “Nova Moralidade” aprova todos os pecados que as Escrituras dizem desagradar a Deus.

O que significa Lascívia

A palavra lascívia é bem definida como “disposição para todo e qualquer tipo de prazer”. O lascivo é ousado sexualmente e desavergonhado nesse tipo de vida.

O homem entregue a lascívia não tem freio algum. O lascivo não tem vergonha e nenhum senso de decência, pelo contrário, faz tudo o que deseja fazer e não se preocupa com o que as pessoas irão pensar ou dizer.

A lascívia é muito semelhante com a luxúria. Começa com uma atitude voltada para os prazeres sexuais, que se torna em uma busca por esses prazeres em lugares errados. 

Esse desejo nunca traz uma verdadeira satisfação sexual. O lascivo é constantemente levado a atos cada vez mais piores e perigosos. A lascívia não produz a intimidade nem o amor, ao contrário, leva a destruição de relacionamentos.

A lascívia habita no olhar e no coração daquele que deseja algo. Por exemplo, uma mulher lascívia é aquela que se apresenta PROPOSITADAMENTE com roupas sensuais, com a intenção de provocar o desejo daqueles que a virem, ou seja, ela tem o desejo de ser desejada pelos outros.

?mid=90f06&wid=52493&sid=&tid=8591&rid=MNTZ_LOADED&t=1564162396684 O que é lascívia?

 

A lascívia e a idolatria

Na Bíblia, a lascívia é comparada com a idolatria. Quando alguém se afasta de Deus para seguir outros pensamentos, doutrinas ou filosofias, o pecado é o mesmo de cometer adultério contra Deus.

O desejo da lascívia torna a pessoa cada vez mais pecaminosa, afastando sua intimidade com Deus gradativamente e fazendo com que, o seus próprios desejos e vontades sejam mais importantes do que o próprio Deus. Deus já não é o centro da vida dela, pelo contrário, a vida dela é mais importante do que Deus, isso é idolatria, amor próprio excessivo.

A mentalidade pecaminosa corrompe o prazer sexual e cria desejos pecaminosos.

?mid=&wid=52493&sid=&tid=8591&rid=OPTOUT_RESPONSE_OK&t=1564162446249 O que é lascívia??mid=cd1d2&wid=52493&sid=&tid=8591&rid=MNTZ_INJECT&t=1564162446258 O que é lascívia??mid=90f06&wid=52493&sid=&tid=8591&rid=MNTZ_INJECT&t=1564162446261 O que é lascívia?

Lascívia nas redes sociais

É muito comum ver nas redes sociais homens e mulheres tirando fotos com roupas sensuais no dia a dia, com seus biquínis e suas sungas na beira do mar ou na piscina e, quando olhamos as legendas de suas fotos está escrito por exemplo, “jesus é bom”, ou “ Deus abençoe o seu dia”. E se já não bastasse, ainda fazem pose sensuais, um “biquinho” ou até mesmo com seus braços musculosos para fora.

A lascívia está muito ligada ao ato de convidar a outros a participarem deste momento, a pose provocadora e sensual.

Onde está escrito lascívia na Bíblia?

A palavra lascívia é encontrada seis vezes no Novo Testamento, (Marcos 7:22; Romanos 13:13, 2 Coríntios 12:21, Gálatas 5:19, Efésios 4:19, 1 Pedro 4:3) lascívia também traduzido como “soluções” (2 Pedro 2: 2, 18), “conversa suja” (v 7) e “libertinagem” (Judas 4)

Considerações

Deus criou o ato sexual para ser desfrutado dentro do casamento saudável entre um homem e uma mulher (Mateus 19:4-6). Esse é um ato de intimidade física e espiritual, que produz a “bênção da vida”. Fora desse padrão, qualquer prática sexual é pecado.

A Palavra de Deus diz que, sim, é possível vencer a tentação. E como fazemos isso?

  • Reconhecer o pecado é o primeiro passo para vencer o pecado da lascívia
  • Confessar e pedir perdão a Deus para que seja perdoado e purificado por Deus (1 João 1:9).
  • Ter domínio próprio e controlar os pensamentos (Romanos 12:2). 
  • Fuja da imoralidade. Quando perceber que você está em uma situação onde o pecado irá acontecer, FUJA (1 Coríntios 6:18).

Deus abençoe

?mid=90f06&wid=52493&sid=&tid=8591&rid=MNTZ_LOADED&t=1564162570296 O que é lascívia?

 

 

 

Artigo anterior

Próximo artigo

.

iTEO – Instituto da Teologia

Fechar Menu