O que significa choro e ranger de dentes na Bíblia?

O-que-significa-choro-e-ranger-de-dentes-na-Bíblia-750x291 Choro e ranger de dentes

Choro e ranger de dentes na Bíblia significa “Julgamento final daqueles que se recusaram a crer em Jesus Cristo”.

Jesus disse: – “ O Filho do Homem enviará seus anjos, e eles reunirão tudo o que causa escândalo e todos aqueles que comentem iniquidades, e todos eles serão lançados na fornalha ardente de fogo, onde estes gemerão constantemente” (Mateus 13:41-42).

Esses que serão lançados no fogo são todos aqueles que praticam a iniquidade mesmo sabendo que é pecado. Em Tiago 1:22 está escrito, “Não sejam somente ouvintes da Palavra, mas cumpram a Palavra para não serem enganados por vocês mesmos”.

O que iremos abordar neste artigo

  • Choro e ranger de dentes
  • Haverá choro e ranger de dentes
  • Ranger de dentes Bíblia
  • Onde o bicho não morre

?mid=&wid=52493&sid=&tid=8591&rid=LOADED&custom1=institutodateologia.com.br&custom2=%2Fwp-admin%2Fpost Choro e ranger de dentes?mid=&wid=52493&sid=&tid=8591&rid=FINISHED&custom1=institutodateologia.com Choro e ranger de dentes

Choro e ranger de dentes

Ranger de dentes no grego é Βρύγμóσ (brugmós), na conotação que está sendo abordada pelo texto analisado do Novo Testamento, faz conexão daqueles serão lançados nas trevas, angustia daqueles que serão lançadas na fornalha de fogo do juízo final, no inferno com Satanás e seus demônios. A ideia do julgamento final, vinculado a esse ato de agonia “Choro e ranger de dentes”.

No hebraico מזרח (charq), “ranger os dentes”. Essa palavra é usada cinco vezes no Antigo Testamento, no texto analisado Jó 16:9 e Salmos 34:16, 37:12, 112:10 e Lamentações de Jeremias 2:16.

No Antigo Testamento o termo ranger de dentes tem duas conexões, em primeiro lugar, observamos como um ato de fúria como de um animal feroz (Leão), no segundo lugar observamos como uma grande tristeza por meio daquele que tem o ranger dos dentes como em Lamentações de Jeremias.

Haverá choro e ranger de dentes

“Ali haverá choro e ranger de dentes, quando vocês virem Abraão, Isaque e Jacó e todos os profetas no Reino de Deus, mas vocês excluídos (Lucas 13:28).

Choro e ranger de dentes, faz alusão as tristezas e os terrores do juízo de Deus, ou seja, a exclusão do indivíduo para fora do reino de Deus, e lançado no inferno junto com satanás e seus demônios.

Os judeus geralmente concordavam que todo Israel (exceto uns poucos especialmente pecadores) estava incluído no número dos salvos. Isto não significa que a salvação seja alcançada por meio de obras; é uma maneira enfática de dizer que o indivíduo deve ser determinado a respeito da salvação, amar a Deus (Pai, Filho e Espírito Santo), sobre todas as coisas, com todo o seu entendimento, com toda a sua força e com toda a sua emoção.

A nação de Israel e os participantes da Igreja de Cristo Jesus acreditavam que seriam salvos pelo simples fato, do primeiro grupo ser a nação escolhida por Deus e o segundo grupo por participar da igreja de Jesus estaria com a salvação garantida.

Mas o fato que nem o primeiro e nem o segundo grupo, serão privilegiados com a salvação se estes não entregarem suas vidas ao Messias revelado a todos como Jesus de Nazaré o filho do Deus vivo.

Podemos dizer que o fato ter tido comunhão social com a igreja de Jesus ou pertencer a uma nação não é garantia de vida eterna com Cristo, mas sim de choro e ranger de dentes, porque só aqueles dedicarem suas vidas ao Messias se alegrarão.

Veja outros artigos como:

Ranger de dentes Bíblia

Esta Palavra aparece no Novo Testamento 7 vezes:

  • Mateus 12 exteriores; ali, haverá C e R. de dentes.
  • Mateus 42 de fogo; ali, haverá C e R. de dentes.
  • Mateus 50 de fogo; ali, haverá C e R. de dentes.
  • Mateus 13 exteriores; ali, haverá C e R. de dentes.
  • Mateus 51 os hipócritas; ali haverá C e R. de dentes.
  • Mateus 30 exteriores; ali, haverá C e R. de dentes.
  • Lucas 28 Ali, haverá C e R. de dentes, quando virdes

Observações:

  • Abreviações C e R. = choro e ranger de dentes
  • Dependendo das versões bíblicas, a palavra Choro pode ter outros significados como por exemplo: Pranto

Onde o bicho não morre

Esse versículo se encontra no Livro de Marcos 9:48 e é uma referência do último versículo do Livro de Isaías (Isaías 66:24).

O bicho (verme) citado aqui significa tormento interior e o fogo significa tormento exterior. E esse tormento NUNCA se apagara.

As Escrituras Sagradas falam de um fogo inextinguível, ou seja, que nunca terminará e o perverso para sempre terá que suportar esse sofrimento. O Condenado não sentira mais o amor de Deus, e sim a Sua Ira Eterna. A fumaça do Seu tormento pelos séculos que virão. Sem descanso, noite e dia (Apocalipse 14:9-11; 19:3: 20:10).

Esse tormento eterno também está relacionado a um castigo ainda pior, estar separado da Glória do Senhor, da sua Face e do Seu poder (2 Tessalonicenses 1:9).

Palavra anterior

Palavra anterior

iTEO – Instituto da Teologia

Fechar Menu