Significados Bíblicos

O que significa ministério na Bíblia? Tipos de ministérios na Igreja

O-que-significa-ministério-750x291 O que significa Ministério

A palavra “ministério” é constantemente relacionada aos grupos da Igreja, ministérios pessoais e a departamentos de uma igreja. Essa ampla gama de aplicações pode causar certa dúvida sobre o real significado da palavra “ministério” e suas verdadeiras aplicações.

É objetivo desse artigo esclarecer o tema, ilustrando biblicamente os significados e a aplicação da palavra “ministério”, “ministro” e todos os seus departamentos.

Textos base:

  • E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, (Efésios 4:11-13).
  • Pois, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um? 1 Coríntios 3:5.

O que iremos abordar neste artigo sobre ministério

Definição de Ministério

Existem duas (2) palavras gregas traduzidas atualmente por “ministério”, que são “leitourgia” e “diakonia”. Ambas palavras têm o sentido predominante de “servir”.

Já para “ministro” encontramos três (3) palavras, “huperetes”, “diákonos” e “leitourgos”, todas elas têm o sentindo de “servir” a uma autoridade. Para melhor entendermos o conceito que as palavras “ministério” e “ministro” e o que elas significam, estudaremos todas suas definições de forma individual. 

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Ministério

Como falado, nossa Bíblia moderna traduz como “ministério” as palavras gregas “leitourgia” e “diakonia”, que possuem pequenas diferenças de conceito. O estudo dessas duas palavras gregas nos auxiliará no entendimento da verdadeira extensão do significado de “ministério”.

Leitourgia

Originalmente essa palavra era usada para descrever alguém que realizou um serviço importante e deixou um legado para sua comunidade. “Leitourgia” aparece seis vezes nas Escrituras, em todas para denotar o ato de servir a Deus ou a seu povo. Leitourgia significa “ministério” a semelhança do veterotestamentário, como o ato do sacerdote ou objetos do altar. No sentido cristão “leitourgia” é usado no sentido simbólico para descrever obreiros devidamente autorizados a exercer o ministério de Cristo. Listamos abaixo o significado grego de “leitourgia” (Dicionário Bíblico Strong).

Significado de Leitourgia (λειτουργια)

  • Ofício público que um cidadão se compromete a administrar por sua própria conta
  • Qualquer serviço (desde serviço militar até de serviços operários)
  • Uso bíblico (serviço ou ministério de sacerdotes relacionados com orações e sacrifícios oferecidos a Deus). Dom ou benefício para o alívio do indigente;

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Diakonia

Na cultura grega essa palavra era usada para descrever alguém que fazia um serviço voluntário em prol da sua comunidade. A palavra “diakonia” é a mais utilizada no Novo Testamento para descrever “serviço ministerial”, sendo empregada 34 vezes.

Biblicamente “diakonia” aplicasse a aqueles que se prontificam voluntariamente a prestar um serviço à outras pessoas, exercitando assim o serviço ministerial. Já para os discípulos “diakonia” referem-se exclusivamente aqueles que são capacitados pelo Espírito para servirem no corpo de Cristo.

Listamos abaixo o significado grego de palavra “diakonia” (Dicionário Bíblico Strong)

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Significado de Diaconia (διακονια)

  • Serviço, ministério, especialmente daqueles que executam os pedidos de outros
  • Daqueles que pelo pedido de Deus proclamam e promovem religião entre os homens. Do ofício de Moisés, do ofício dos apóstolos e sua administração, do ofício dos profetas, evangelistas, anciãos, etc.
  • Serviço daqueles que brindam aos outros os ofícios da afeição cristã, especialmente aqueles que ajudam a atender necessidades, seja pelo recolhimento ou pela distribuição de caridades
  • Ofício do diácono na igreja
  • Serviço daqueles que preparam e ofertam alimento

Definição de Ministro

Existem três palavras gregas que são traduzidas como “ministro”, “huperetes”, “diákonos” e “leitourgos”, entre elas observam-se pequenas diferenças. Estudaremos de forma separada os três verbetes, para assim conhecermos o verdadeiro significado de ser um “ministro” do evangelho.  

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Huperetes

Antigamente essa palavra era usada pelos gregos para descrever tripulantes de um navio, marinheiros de baixa hierarquia, serviçais. A palavra “huperetes” é utilizada vinte vezes nas Escrituras, sendo empregada para oficiais civis ou religiosos no exercício da função. Sua aplicação neotestamentária evoca oficiais e assistentes de magistrados, bem como, quem serve com as mãos atendendo um serviço religioso. Já seu significado dentro do cristianismo, denota há discípulos que auxiliem em qualquer trabalho ministerial ou há pregadores do evangelho.

Listamos abaixo o significado grego da palavra “huperetes” (Dicionário Bíblico Strong) .

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Significado de huperetes (υπερετης)

  • Derivado de “eresso”, que significa remar
  • Remador de baixa categoria, remador subordinado
  • Qualquer que serve com as mãos: criado
  • No Novo Testamento, dos empregados ou serventes dos magistrados como — dos empregados que executam penalidades
  • Dos servos de um rei, criados, acompanhantes, os soldados de um rei, dos atendentes
  • De uma sinagoga
  • De alguém que ministra ou presta serviços
  • Alguém que ajuda outro em algum trabalho
  • Assistente do pregador do evangelho

Diákonos

A palavra diácono (diákonos) significa “levantar rapidamente”. Essa palavra era usada para descrever um servo que rapidamente atendia a um trabalho. Seu uso dentro do Novo Testamento aplica-se aquele que executa os comandos ou ordens de uma força ou autoridade maior. Para a igreja neotestamentária os diáconos eram crentes inspirados pelo Espirito Santo para conduzir a obra de Cristo na terra. Além da definição anterior, “diákonos” também era o ofício daqueles irmãos, que serviam a igreja em sua necessidade secular.  

Essa palavra foi empregada vinte nove vezes nas Escrituras, todas descrevendo servos voluntariamente servindo ditames de uma dominação.

Listamos abaixo o significado grego da palavra  “diákonos” (Dicionário Bíblico Strong). 

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Significado de diáconos (διακονος)

  • Palavra que provavelmente vem do obsoleto “diako” (saída breve para fazer ou buscar alguma coisa
  • Alguém que executa os pedidos de outro, servo, atendente, ministro
  • Servo de um rei
  • Diácono, alguém que, em virtude do ofício designado a ele pela igreja, cuida dos pobres e tem o dever de distribuir o dinheiro coletado para uso deles
  • Garçom, alguém que serve comida e bebida

Leitourgos

O significado de leitourgos é, “pertencente ao povo”. Essa palavra era aplicada a trabalhadores que serviam em prol da comunidade. Essa palavra aparece somente cinco vezes na Bíblia, todas às vezes para denotar representantes oficiais de uma autoridade superior. “Leitourgos” no grego bíblico, tem o sentido de uma autoridade que em instância máxima recebeu sua posição de Deus.

Na igreja primitiva “leitourgos” eram oficiais do evangelho, que receberam autoridade do Senhor através da igreja, para desempenhar seu ministério. Em Hebreus 1:7 vemos a palavra “leitourgos” aplicada a “anjos”, que dentro do texto os colocam como servos de Jesus.

Listamos abaixo o significado grego da palavra “diákonos” (Dicionário Bíblico Strong). 

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Significado de leitourgos (λειτουργος)

  • Ministério público, empregado do estado
  • Ministro,
  • Empregado do templo
  • Trabalhadores militares
  • Alguém ocupado com coisas santas
  • Sacerdote
  • Servos de um rei

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Significado de ministério

Após a apresentação dos significados das palavras gregas usadas para traduzir “ministério”, temos base suficiente para descrever “ministério” biblicamente.

As palavras usadas no original “leitourgia” e “diakonia” descrevem de modo geral, a servidores encarregados de servir religiosamente a comunidade. Especificadamente no conceito cristão, as duas palavras gregas apontam para aqueles que servem o evangelho de Jesus Cristo. De modo restrito, a palavra grega “leitourgia” tem o conceito de serviço religioso à semelhança sacerdotal do Antigo Testamento. Já “diakonia” é direcionado aqueles crentes que servem seus irmãos na fé, sendo capacitado pelo Espirito para tal serviço.

 O conceito de ministério é de “serviço há causa de Cristo”, onde servos se empenham a servir o corpo de Cristo. Biblicamente “ministério” nunca foi sinônimo de “ser servido”, mas de servir a Deus e aos irmãos. 

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Significado eclesiástico moderno de Ministério

As igrejas protestantes possuem diferenças em doutrinas essenciais, criando as denominações, a maioria delas se dividindo entre “tradicionais” e “pentecostais”. Denominações são agrupamentos eclesiásticos que mantêm características semelhantes, doutrinárias e de usos e costumes, exemplo, as Assembleias de Deus. As denominações possuem igrejas com destaques históricos ou patrimoniais, essas se expandem por territórios criando assim filiais ligadas a si. Essa organização com uma sede e várias filiais (campos ou congregações), se dá o nome de “ministério”. Portanto, “ministério” são igrejas de uma denominação, ligadas doutrinariamente e administrativamente a uma sede, normalmente a primeira igreja fundada. O conceito eclesiástico moderno de “ministério” são igrejas organizadas e subordinadas a uma liderança central, e todos que servem nessa organização.

Significado eclesiástico de Ministro

Ministro é aquele que exercita o ministério, os servos que desempenham funções de cuidar de pessoas ou comunidades. Como aprendemos, são três as palavras gregas traduzidas como ministro, “huperetes”, “diákonos” e “leitourgos”, todas denotam atender serviços.

Dentro da visão cristã primitiva, “ministro” era qualquer todo crente capacitado e encarregado de cuidar dos diversos serviços da comunidade cristã. O termo “huperetes” era usado para descrever oficiais da igreja, obreiros que exerciam plenamente os poderes ministeriais. Quando o conceito era descrever os obreiros como “servos” de uma comunidade cristã, a palavra escolhida era “diákonos”.

Todo ministro era chamado pelo Espirito, que dava autoridade para exercer seu serviço. O termo “leitourgos” descrevia essa capacitação de servir. A expressão “ministro” demonstra que esses devem ser “servos” da comunidade cristã, aqueles que atendem o serviço religioso. De igual modo “ministro” não apresenta o conceito “mandar” ou “ser servido”, e sim de servir os irmãos na fé.

Na igreja do Novo Testamento havia dois grupos oficiais de obreiros, que serviam o “ministério”, os diáconos e presbíteros.

Diáconos (ofício de servidor) eram os obreiros que assistiam as necessidades físicas dos crentes (Atos 6:1-6), enquanto os apóstolos serviam na Palavra. Os presbíteros (ofício da Palavra) na cultura grega eram “anciões” que cuidavam de uma comunidade, sempre era um grupo. Biblicamente os presbíteros eram oficiais plenos da igreja, que governavam (1 Timóteo 5:17), administravam a Palavra (1 Timóteo 5:17) e cuidavam dos doentes (Tiago 5:14).

As qualificações bíblicas para exercer o ministério são iguais para os diáconos e presbíteros, exigindo espiritualidade, preparo na Palavra e vida austera.

  • Diáconos (1 Timóteo 3:8-13)
  • Presbíteros (Timóteo 3:1-7; 1 Timóteo 5:17-20; 1 Pedro 5:1-4).

Biblicamente são considerados ministros, todos aqueles serviam na obra, em especial os que detinham os ofícios de “diáconos” e “presbíteros”.

Significado eclesiástico moderno de Ministro

Atualmente o significado de “ministro do evangelho” não tem o mesmo sentido da definição bíblica, sendo o título atribuído somente á obreiros graduados.

Na igreja primitiva, os ministros eram locais e administravam sua própria comunidade (Colossenses 1:7), a expressão que denota esse ensino é “igreja na casa” (Romanos 16:5; 1 Coríntios 16:19; Colossenses 4:15; Filipenses 1:2). Como vimos anteriormente, as duas palavras que descrevem biblicamente ministros, presbíteros e diáconos, eram por conceito “lideres” e “servos” de suas comunidades. Dentro do conceito eclesiástico atual de “ministério”, “ministros” são obreiros de reconhecimento e abrangência nacional, dentro de uma denominação.

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Ministérios na Bíblia

Ministério no Antigo Testamento

De forma oficial existiam somente três ministérios no Antigo Testamento, profeta, sacerdote e rei, esses possuíam requisitos para desempenha-los. Após a saída de Israel do Egito e a revelação da lei, o agir de Deus na humanidade ficou quase restrito a nação israelita. Mesmo em Israel o manifestar de Deus era quase exclusivo dos três ofícios citados, onde esses ministros eram chamados “ungidos”. Unção é tradução da palavra hebraica “masah”, que significa “derramar óleo”, “ungir” era símbolo da capacitação do Espirito para ministrar. A restrição do agir de Deus na Antiga Aliança devia-se ao fato do Espirito atuar plenamente somente após Jesus o delegar (João 7:39; Lucas 24:49; Atos 1:8; Atos 2:2-4,17). Simbolicamente os ofícios veterotestamentários apontavam para Jesus, que cumpriu em si de forma plena os três ministérios da Antiga Aliança. A seguir veremos uma síntese individual dos três ministérios do Antigo Testamento.  

Ministério profético

O profeta era representante de Deus junto ao povo, recebendo as profecias e visões do Senhor e transmitindo a Israel. O profeta era o porta-voz de Deus, sempre trazendo uma mensagem de repreensão ou consolo, e muitas vezes também profecias (Isias 61:1,2). A escolha para o ministério profético era exclusividade de Deus, o único requisito era ser chamado pelo Senhor e receber desse a unção profética (1 Samuel 3:19-21). Havia duas palavras hebraicas que foram traduzidas no português como “profeta”, nabiy e chozeh. Vejamos o conceito das palavras. Nabiy era palavra mais usada para descrever “profeta”, significando “orador”, era habitual esse ministério ser forjado na “escola de profetas” (I Samuel. 10:5; 19:20; 2 Reis 2:3; 2 Reis 4:38; 2 Reis 6:1). Nabiy designava o ministério integral de “profeta”, aquele que se aplicava na “escola de profetas” e era apto a entender e explicar a Palavra do Senhor. Já a “chozeh” não se aplicava ao ministério regular de “profeta” e sim alguém escolhido por Deus para ter visões. Etimologicamente “chozeh” significa “vidente”, e descrevia os profetas visionários, tendo, por exemplo, Ezequiel, que mesmo tendo o oficio sacerdotal foi chamado para ser “vidente”.

Ministério sacerdotal

Diferente do profeta que representava Deus diante do povo, o sacerdote representava o povo diante de Deus. O sacerdote era o mediador que se colocava entre o povo e Deus, para interceder por estes, simbolizando Jesus. A condição legal para o sacerdócio era ser levita pela linhagem de Arão, qualquer um que não fosse descendente de Arão era excluído do sacerdócio (Números 3: 9,10; Número 4:17-20; Hebreus 5:4). Era a função do sacerdote oferecer sacrifícios (Levítico 6:8,9; Hebreus 10:11,12), abençoar o povo (Números 6:22-27), realizar ritos de festas e ensinar a Palavra ao povo (Neemias 8:2,3). O sacerdote era aquele que representava o povo diante de Deus e isso ficava claro em suas vestes (Êxodo 28.9, 17-21, 29). Era também aquele que consultava a Deus quando o povo tinha dúvidas (Êxodo 28.30; Levítico 8.8), bem como aquele que agia como juiz representante de Deus (Números 5.21-22).

Ministério real

O ofício real era o de administrador, governador, líder militar e árbitro final (Deuteronômio 17:14-17; 1 Samuel 8:11-16). Eram as obrigações reais, ser chefe de Israel, ao monarca pertencia trono, reino e domínio sobre o povo. 

Como símbolo do rei eterno, esperava-se do rei um reinado com total justiça. Mas a principal função do rei era influenciar o povo para adorar ao Senhor e buscar sua Palavra. Muitos avivamentos espirituais surgiram a partir de reis voltados ao Senhor, exemplos, Davi, Ezequias e Josias. O requisito para ser rei de Israel, era ser da linhagem de Davi e de seus descendentes reis de Israel (2 Samuel 7:416; Isaías 7:13,14; Jeremias 33:17,21; Lucas 1:32,33; Atos 2:29,30).

Ministério de Jesus

Em Jesus cumprem-se os três ministérios (ofícios do Antigo Testamento), todos os ministros veterotestamentários eram símbolos de Jesus, o verdadeiro ungido. Jesus em si desempenha de forma completa as três unções da Antiga Aliança, tornando-as obsoleta para Nova Aliança em seu sangue. Ao chamar Jesus de Messias (Cristo em grego, ungido em português) a Palavra o liga ao rei Davi, que apresentava em si os três ofícios:

  • Profeta –  Salmos 110
  • Sacerdote – 2 Samuel 24:25 
  • Rei  2 Samuel 5:1-5

De forma semelhante, os judeus esperavam em seu rei messiânico a reprodução das características de Davi, a expressão “filho de Davi”, demonstra essa expectativa. 

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Ministério profético de Jesus

Jesus é o profeta por excelência, aquele que representou perfeitamente Deus junto aos homens e também declarou todas as Palavras do Senhor. Enquanto os outros profetas faziam o uso da Palavra, Jesus além do uso é a própria Palavra de Deus. A unção profética era entregue por escolha particular de Deus, a Palavra demonstra essa unção sobre o Mestre (Lucas 4:18-21; João 6:14).

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Ministério sacerdotal de Jesus

Jesus é nosso mediador em uma nova aliança (substituindo a Lei), a graça, comprada por Ele no seu sangue (1 Tm 2:5; Hb 9:15; Hb 12:24; Ap 5:9). Nessa nova aliança com Deus, temos um sacerdote eterno e incorruptível, que poderá ser nosso mediador por toda eternidade (Hb 4:15; Hb 5:6; Hb 7:24-26).

Na Antiga Aliança como já vimos, os sacerdotes obrigatoriamente deveriam pertencer à tribo de Levi, pela linhagem de Arão ((Nm 3: 9,10; Nm 4:17-20; Hb 5:4). Nosso Senhor pertencia a tribo de Judá, tribo a qual a Lei nunca permitiu o sacerdócio (Hb 7:12-14). Na verdade, na Nova Aliança mudou-se o pacto, já que com um novo sacerdócio (não levita) obrigatoriamente se deve trocar a Lei (Hb 7:12).

Assim sendo, nosso sacerdote é segundo a ordem de Melquisedeque (Hb 5:5-10; Hb 6:20; Hb 7:1-22), que constitui um sacerdócio universal e eterno. O direto de sacerdote da ordem de Melquisedeque foi dado a Davi após a conquista de Salém (Jebus/Jerusalém), e passado aos seus herdeiros reis de Jerusalém (1 Cr 11:4,5; Sl 110:4; Hb 7:6-8). Por esse motivo vemos Davi e seus descendentes reais agindo como sacerdotes (2 Sm 24:24; 2 Cr 7:5), fato proibido a Saul (1 Sm 13:8-14). Jesus obteve o direito de ser rei/sacerdote pela ordem de Melquisedeque, por ser descendente de Davi e portanto, legitimo rei de Jerusalém. 

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Ministério real de Jesus

Jesus mesmo não sendo filho biológico de José, pode ser contado em sua genealogia, pois para efeitos legais foi adotado por José e considerado seu filho pleno. Segundo a lei do levirato, José poderia levantar descendência a um parente morto sem filhos, mas o caso aqui é total ausência de pai (Portanto, não se aplica essa lei). Porém, a lei das herdeiras prevê que se um homem só tiver filhas, essas assumem sua herança e nome e por sua vez repassa esses direitos ao esposo (Números 27:1-11). Jesus como filho de uma herdeira se torna direito legal de José. 

Segundo a tradição, Levi pai de Maria, só possuía filhas, por isso a genealogia de Lucas substitui Maria por José (segundo Haggigah, 77,4). Todo israelita aguardava o rei eterno, o prometido nas escrituras, e Jesus é o cumprimento de todas essas promessas. Ungido rei sobre Israel em sua carne (por nascimento) e rei dos reis sobre todos os povos, por sua vitória na Cruz (Romanos 1:3; Apocalipse 5:9).

Ministério no Novo Testamento

Ministério Cristão

Sempre foi o propósito de Deus que houvesse uma comunidade de salvos que proclamasse o Evangelho de Cristo aos homens. Para essa sociedade, denominada cristã, Deus somente deixou duas ordenanças, o batismo e a comunhão (ceia). E para isso organizou sua igreja para que esses dois ritos e a adoração fossem feitos em comunhão, para isso surgiram os “ministros”. Qualquer um podia ser dotado de dons para um ministério especial e para falar em nome do Senhor. É verdade que os apóstolos e presbíteros presidiam às reuniões e assuntos oficiais; mas tudo se fazia em cooperação e comunhão com a igreja e os membros (At 6:3-6; 15:22; 1 Co. 16:3; 2 Co. 8:19; Fl. 2:25.). Vemos claramente que no Novo Testamento não há apoio para uma fusão das igrejas em uma “máquina eclesiástica” governada por uma hierarquia. Não havia governo centralizado abrangendo toda a igreja, cada igreja era autônoma e administrava seus próprios negócios, através de seus presbíteros. Naturalmente os “Doze Apóstolos” eram muito respeitados por causa de suas relações com Cristo, e exerciam autoridade sobre as demais igrejas. (Leia Atos 15). No início da igreja primitiva, a igreja estava vivendo uma fase de organização, se estruturando. Houve a necessidade de os apóstolos consagrarem obreiros/ministros para o cuidado das igrejas, que cresciam a cada dia. Por isso eles instituíram uma hierarquia simples e flexível, composta pelos apóstolos, presbíteros e os diáconos.

Ministério dos Apóstolos

Eram homens que receberam sua comissão do próprio Cristo, em pessoa (Mt 10:5; Gl 1:1), que haviam visto a Cristo depois de sua ressurreição (Atos 1:22; 1 Cor. 9:1). Eles exerciam um poder administrativo sobre as igrejas, eram administradores da igreja e organizadores de missionários. O oficio de apostolo era exclusivo dos 12, porém outros como Paulo e Barnabé gozavam de deliberação dos 12 para agir nas igrejas gentílicas. O segundo grupo (Como Paulo e Barnabé) operavam como “apóstolos” no sentido “os enviados”. hoje chamamos esse tipo de ministério de “missionários”. 

 

Ministério dos Presbíteros

O Novo Testamento se refere várias vezes aos presbíteros. Eles serviam como líderes da igreja Local (Atos 14:23; 15:2; 20:17; Tito 1:5; Tiago 5:14). Aparentemente cada igreja tinha mais de um presbítero, já que a palavra é geralmente encontrada no plural.

As únicas exceções se referem a casos onde um presbítero está sendo destacado por algum motivo (1 Timóteo 5:1; 1 Timóteo 5:19). A palavra episcopado no grego é “episkopoi”, que significa pastor, presbítero, bispo ou ancião, ou seja, são aqueles que detinham a nobre função de visitar, cuidar e zelar da igreja.

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Ministério dos Diáconos

Diaconia se refere, originalmente, ao servir à mesa (Lucas 17.8), mas, não muito tempo depois, tornou-se sinônimo de “todo auxilio prestado por uma pessoa à outra” (Atos 6.1). No Novo Testamento, pode designar, também, o serviço da pregação (Atos 6.4; 2 Coríntios 5 18), e todas as funções próprias do corpo de Cristo (l Coríntios 12.5).

Dons ministeriais

Diaconia

“Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros. De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria. Romanos 12:5-8

A primeira série de dons que Jesus capacitou para a Sua Igreja, são os dons ministeriais (grego = diakonia, serviços ou ministérios), essas são ferramentas conduzem os ministros a servir seus membros. Nos tempos antigos, mais especificamente entre os gregos havia diversos verbos para expressar o conceito de “servir”. Entre eles, “servir como escravo (douleuo)”, “serviço voluntário (therapeo)”, “serviço religioso ou culto (latreuo)”, “remar (ajudar, hypereteo)”.

O serviço prestado ao outro como dedicação pessoal, tido como um ato de amor era chamado diaconia (diakoneo). As Escrituras do Antigo e do Novo Testamento, possuem em alta conta o serviço ao próximo, vendo-o como ato de amor e de identificação com o seguimento de Jesus Cristo.

Vejamos a seguir de cada um desses dons se serviços.

Diakonia (Grego)

Diakonia em grego significa serviço, ministério, servir a outrem (Romanos 12:7). O dom de ministério nos capacita a servir nossos irmãos, cada grau que subimos no ministério nos torna mais servos no corpo de Cristo. O obreiro não deve se achar na condição de chefe da igreja e sim de servidor, lembrando que liderança também é servir (Marcos 10:45).

Didasko (Grego)

Didasko em grego significa ensinar (Romanos 12:7). O dom de ensino é uma capacitação sobrenatural para transmitir as doutrinas. Quem ministra nesse dom tem a responsabilidade de ensinar a igreja no verdadeiro conhecimento de nosso Senhor, assim, para aquele que ensina, tenha êxito em seu chamado para servir como mestre deve ter extrema dedicação (Romanos 12:7) e ser apto a usar as Escrituras (2 Timóteo 2:15).

Parakaleo (Grego)

Parakalo em grego significa, Chamar para o lado, aconselhar com amor (Romanos 12:8).

Chamado para aconselhar é um ato sublime de quem tem experiências com Deus, o obreiro que for chamado para servir com seus conselhos deve ter honestidade e amor, sempre entendendo que seu conselho pode ajudar uma alma a ser salva e seu erro pode ter consequências terríveis (Romanos 15:4; 1 Timóteo 6:3-5)

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Proistemi (Grego)

Proistemi em grego significa “dirigir para um bem comum (Romanos 12:8). É importante que os que presidem sobre nós saibam que servem com esse dom para o bem comum da igreja. Os líderes devem ser os primeiros a servirem e contribuírem com o bem estar do corpo de Cristo. Liderança não é uma posição para tirar proveito ou ser um tirano. Nosso Senhor deu exemplo servindo seus liderados com humildade (João 13:3-17).

Eleeo (Grego)

Eleeo em grego significa “ter misericórdia e ajudar alguém aflito (Romanos 12:8) ”. Talvez seja esse o dom que mais nos assemelha a Cristo, onde o Senhor por misericórdia deixou Sua Glória e veio ao mundo nos buscar quando ainda éramos pecadores (Romanos 5:8). Na parábola do bom samaritano (Lc 25:37), Cristo nos ensina e exorta a exercermos a misericórdia aos menos favorecidos, os servindo com nossas posses. Outro ensinamento importante é que, aquele que exercer misericórdia será tido como servo fiel e entrará no descanso do seu Senhor (Mt 25: 31-46).

Tipos de ministérios

Ministério Masculino

Nos tempos bíblicos o ministério era realizado quase exclusivamente pelos homens. No Antigo Testamento havia ordem divina direta para os ministros serem somente homens, sacerdotes (Levítico 21:1-15), reis (Deuteronômio 17:14-17). A única exceção era o ministério profético (Êxodo 15:20; Juízes 4:4; 2 Reis 22:14; Isaías 8:3). No Novo Testamento os tratados de Paulo aos ministros também só englobam homens, diáconos (1 Timóteo 3:12,13), e presbíteros (1 Timóteo 3:1-5).

Ministério Feminino

Dentro da cultura dos povos bíblicos o lugar da mulher sempre foi o de auxiliadora, chamada para “estar ao lado”. Nos textos que vimos no tópico anterior, vemos sempre na descrição de qualidades exigidas aos ministros, o de possuir uma mulher idônea.

No crescimento da igreja no princípio de Atos, vemos pouco destaque ao ministério feminino na igreja primitiva. Essa descrição do ministério feminino na igreja de Jerusalém era reflexo dos costumes judaicos. Porém, nas viagens de Paulo (Atos) e em suas cartas, já se pode enxergar o aparecimento de mulheres no ministério, algumas citadas com elogios (At 21:9; Rm 16:1,3; Fp 4:3).

Sobre o ministério feminino o que mais aparece nas Escrituras é o de profetisa (At 21:9; 1 Co 11:5; Ap 2:20), mas também “auxiliares” (do grego diaconisa –  Rm 16:1,3; Fp 4:3).

Para entendermos o que significava ser um “profetiza” na igreja gentílica, devemos entender os conceitos de profetas no Antigo e no Novo Testamento.

A palavra grega “prophetes” significa literalmente “o que profere a Palavra”, o que chamamos de pregadores nos dias de hoje. No Antigo Testamento a palavra hebraica usada era “nabiy”, que significa “orador” ou “oraculo”, porém, a septuaginta usou a palavra “prophetes” para traduzi-la.

Portanto, o conceito de profeta do Antigo Testamento é diferente da Nova Aliança, ou seja, não existiam profetas (prophetes) no Antigo Testamento. Dessa forma, quando o Novo Testamento usa a palavra profeta (prophetes) para descrever ministros da igreja, quer dizer pregadores. Dentro do vocábulo da igreja primitiva, “profeta” era sinônimo de “presbítero”, que como já vimos eram os ministros que faziam uso da Palavra. Aplicando os significados para “profetisa” neotestamentária, temos “ministras” com cargo equivalente à de presbítero.

Abaixo descreveremos alguns exemplos de “ministério feminino” no Novo Testamento.

Cheia de boas obras

“E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia.” Atos 9:36

O termo discípulo (mathetes) dentro da cultura Bíblica era aplicado a alunos que reproduziam os ensinos do seu mestre, o feminino “mathetria”, parece indicar que Dorcas trabalhava com discipulados. 

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Filhas que profetizavam

“E tinha este quatro filhas virgens, que profetizavam. ” Atos 21:8-9

Felipe, o evangelista, tinha quatro filhas “virgens” e “profetisas”, que serviam nos cultos em sua casa (At 21:8), o termo “evangelista” designava sua posição de pregador do evangelho. A palavra grega “parthenos”, traduzida chulamente como virgem, era usada religiosamente para descrever mulheres que separaram suas vidas para o ministério (1 Co 7:34; A Historia Ilustrada do Cristianismo, Vol. 1, de Justos Gonzáles, Pág. 156). Quando diz que as filhas de Felipe “profetizavam”, no grego “propheteuo”, significa que elas faziam uso da Palavra nos cultos. 

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Febe, a irmã que servia na igreja

“Recomendo-vos, pois, Febe, nossa irmã, a qual serve na igreja que está em Cencréia,” Romanos 16:1

Paulo faz uma recomendação de uma de suas obreiras, Febe, a palavra escolhida por Paulo para isso é “sunistao”. “Sunistao” significa “estabelecer com”, o que transmite a vontade de Paulo, de Febe participar do ministério em Roma. Quando Paulo diz “a qual serve”, no original usa “diákonos”, que como aprendemos em etimologia, era a palavra usada para descrever “alguém” que servia o ministério eclesiástico. Segundo a tradição cristã messiânica, Febe, era uma “Shammash”, que era equivalente a um dirigente de sinagoga (Comentário Judaico do Novo Testamento, de David Stern, pág. 471).

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Andrônico e a Júnias

“Saudai a Andrônico e a Júnias, meus parentes e meus companheiros na prisão, os quais se distinguiram entre os apóstolos e que foram antes de mim em Cristo. ” Romanos 16:7

Nesse texto Paulo menciona “Júnias” como sua parenta e uma ministra que se destacava entre os apóstolos. Quando ele associa a

Palavra “apóstolos” a “distinguiram” (do grego episemos = a notáveis) e “que foram antes de mim”, Paulo não deixava duvida que “Júnias”, era contada entre as “ministras” em Jerusalém. A Palavra “apóstolo” nesse caso deve estar sendo aplicado não em sua etimologia (enviado, missionário) e sim em sua figuração (fundamento da igreja – 1 Co 3:11).

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Ministério Denominacional

A descrição denominacional para “ministério” é a aplicada com mais frequência em nossos dias. Dentro dessa descrição, “ministério” é uma união de “igrejas locais” e “ministros” ligados a uma administração central, chamada sede. Os motivos dessa ligação de igrejas, são raízes históricas, doutrinarias e denominacionais em comum, todas com alguma conexão com os fundadores da igreja matriz. A sede (do ministério) tem liderança sobre as demais igrejas, por ser a primeira igreja fundada ou a historicamente mais importante.

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Ministérios Departamentais

Essa definição de “ministério” se aplica a distribuições dentro de uma igreja local (ou denominacional). São grupos que servem em determinada obra. Esses departamentos são divisões específicas focadas em certo trabalho direcionado, com intenção de trabalhar um aspecto do evangelho, ou um grupo especifico de pessoas.

Abaixo o significado de cada um dos grupos departamentais. 

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Conjuntos

São agrupamentos específicos de pessoas, que são selecionados pela idade, sexo ou alguma afinidade. Esses conjuntos criam união entre seus membros, e facilita uma abordagem da Palavra e o relacionamento entre pessoas iguais, ou seja, pessoas com determinadas semelhanças.

Como exemplos de conjuntos selecionados por idade temos, “conjuntos de criança”, “conjuntos de mocidade”, como de segregação sexual, possuímos “conjunto de irmãs” (circulo de oração) e “conjunto de varões. Dentro de “conjuntos de ideologia em comum, temos os corais, “conjuntos de louvores” e as bandas (ou orquestras), que são uniões de membros com mesma aptidão ministerial. Além de proporcionar oportunidade para preparação especifica de louvor, esses departamentos criam vínculos sociais e eventos em comum.

Secretarias

Como exemplo deste departamento, temos “secretarias de missões”, “secretarias de evangelismo”, entre outras.

Dentro dos “ministérios” (denominações) também existem outros grupos centralizados de “secretarias”, ligados à sede, e com influência sobre todas as demais igrejas. Nesse grupo temos, a “secretaria do ministério”, a “tesouraria”, o “setor de doutrinas”, entre vários outros. 

Ministério da palavra

Esse ministério é exercido por ministros que se especializam em sermões, esses atendem a demanda de uma congregação, ou desempenham o ministério itinerante. No Novo Testamento os únicos ministros com vocação itinerante, eram os “missionários” (At 8:5; At 14:24,25; At 18:24-27; 1 Co 1:21; 2 Co 2:12), os demais atendiam nas suas comunidades locais (At 14:23; Tito 1:5).

 

Ministério de Louvor

São ministros “especialistas” em louvar nas reuniões, podendo ser em modo “solo” ou em alguma parceria. O “ministério de louvor”, assim como conhecemos, não é encontrado na Bíblia, onde somente temos exemplos congregacionais (1 Co 14:26; Ef 5:19; Cl 3:16; Hb 2:12)

 

Ministério de todo o cristão

Como já aprendemos “ministério” é “servir”, todo o salvo em “Cristo” foi chamado para trabalhar na causa do mestre. É obrigação de todo crente, servir ao Senhor, com sua adoração (Mt 4:10; Jo 4:24), sua vida (Rm 12:1,12) e na pregação do evangelho (Mt 28:19; Mc 16:15,16; At 1:8; Rm 10:13-18).

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Considerações

Conclusão: Esse artigo procurou responder de forma bíblica e prática o significado de “ministério”. Todas as citações bíblicas usadas nesse texto foram extraídas da “Almeida Corrigida Fiel” (ACF).

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Matheus Melquiades Barbosa, Casado com Laís Cerqueira C. Barbosa.

PASTOR: Credenciado pela CONADIC (Convenção das Assembleias de Deus e Igrejas Coligadas), presidida pelo bispo Elvis de Assis. Atualmente dirige uma comunidade cristã em Rio Claro – SP (Comunidade Cristã Vivendo a Palavra).

GRADUAÇÃO: Bacharel em Teologia pela FTN (Faculdade Teológica Nacional), especializado em Psicologia da Liderança pela UNIMARTIN, Mestrado e Doutorado em Teologia e Educação Cristã pela FAITE. Membro do CNTB (Conselho Nacional dos Teólogos do Brasil).

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iTEO – Instituto da Teologia

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